Portal do Governo Brasileiro
SOBRE O INSA

O Instituto Nacional do Semiárido (Insa) é uma unidade de pesquisa integrante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com enfoque no Semiárido brasileiro. Como uma instituição federal de pesquisa, articula, realiza, promove e divulga Ciência, Tecnologia e Inovação como patrimônios universais para o bem da sociedade e, particularmente, do Semiárido brasileiro. O Instituto também tem inserção internacional como correspondente científico do Brasil junto à Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD).

O Insa foi criado pela Lei nº 10.860, de 14 de abril de 2004, como unidade de pesquisa integrante da estrutura básica do então Ministério da Ciência e Tecnologia, (MCT), na forma do disposto no Decreto nº 5.886, de 6 de setembro de 2006.

O Plano Diretor do Insa para o período 2016-2019 é ajustado à Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti), estabelecida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e ao Plano Plurianual (PPA) do governo federal, tendo como pressupostos a busca de ações articuladas entre as unidades de pesquisa, bem como as demais instituições de ensino, pesquisa e extensão atuantes em regiões áridas e semiáridas.

Nossa Missão

Viabilizar soluções interinstitucionais para a realização de ações de pesquisa, formação, difusão e formulação de políticas para a convivência sustentável do Semiárido brasileiro, a partir das potencialidades socioeconômicas e ambientais da região.

Visão do Futuro

Ser um instituto de referência até 2030, por meio de ações de articulação e de execução participativa de estudos e pesquisas relevantes para a construção de um Semiárido social, econômico e ambientalmente sustentável. O Instituto busca valorizar as potencialidades do Semiárido brasileiro e sua contribuição para o desenvolvimento do País, fundado nos princípios democráticos da equidade social, da probidade e excelência na gestão administrativa pública.

Funções

As atividades desenvolvidas pelo Insa são baseadas em cinco eixos:

  • Articulação
  • Pesquisa
  • Formação
  • Difusão
  • Políticas Públicas

Área geográfica de atuação

O Insa atua no Semiárido brasileiro, que se estende por oito estados do Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e pelo norte de Minas Gerais.

Extensão territorial: 980.133,079 km² (12% do País)

População: 23.846.982 habitantes (11,76% do País).

Urbana: 62%

Rural: 38% (IBGE, 2010)

QUEM É QUEM

DOCUMENTOS
OFICIAIS