Portal do Governo Brasileiro

Logomarca Semiárido em FocoLogomarca Semiárido em Foco

 

Será lançado no próximo dia 13 de setembro, pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), um órgão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a publicação anual Conflitos no Campo Brasil 2016. O evento que acontecerá a partir das 14h no auditório do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC), em Campina Grande (PB), promovido pelo Programa Semiárido em Foco, apresentará a 32ª edição do Relatório que reúne dados sobre os conflitos e violências sofridas pelos trabalhadores e trabalhadoras do campo brasileiro, como também os  indígenas, os quilombolas e demais povos tradicionais.
 
O relatório de 2016 destaca o maior número de assassinatos em conflitos no campo dos últimos 13 anos, que ao todo somaram 61 mortes. Destas, 48 ocorreram na Amazônia Legal. 

 

De acordo com sua metodologia, a CPT reconhece como “massacre” casos em que um número igual ou maior que três pessoas foram mortas na mesma ocasião. Dessa forma, a Comissão desenvolveu esse relatório especial para dar visibilidade a todos os homicídios no campo ocorridos nos últimos 32 anos e mostrar para a sociedade que esse tipo de crime é uma forma encontrada por criminosos para expulsar os povos das terras e territórios tradicionais. 

 

Uma linha do tempo  permite visualizar os assassinatos, cada qual com páginas específicas e com informações sobre o ocorrido, além de um pequeno histórico dos casos. Fotos e vídeos ainda fazem parte dos registros, que também podem ser pesquisados através de um mapa interativo.

 

Semiárido em Foco

 

A atividade é promovida através do Núcleo de Popularização da Ciência do Insa. O Semiárido em Foco objetiva difundir pesquisas científicas voltadas para a região Semiárida e integra o Sistema de Gestão da Informação e do Conhecimento do Semiárido Brasileiro (Sigsab).

 

Texto: Renally Amorim (Ascom do Insa)

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Colaboração: Simone Benevides 



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS