Portal do Governo Brasileiro

Logomarca do eventoLogomarca do eventoNa perspectiva de resgatar a importância da Agroecologia na transformação dos sistemas agroalimentares no mundo, a partir de um olhar de reconhecimento à memória biocultural latino-americana, a riqueza, contribuição histórica e relevante para a alimentação mundial, é que o VI Congresso Latino-americano de Agroecologia se realizará no período de 12 a 15 de setembro, em Brasília.

 

O tema geral do evento será Agroecologia na Transformação dos Sistemas Agroalimentares na América Latina: Memórias, Saberes e Caminhos para o Bem Viver”. A concepção permite olhar o passado, entender a realidade atual e discutir quais caminhos futuros a seguir para construir o Bem Viver entre os países na América Latina.

 

No congresso, o pesquisador Aldrin Martin Perez-Marin, do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC), da área de Desertificação e Agroecologia em Terra Secas, irá fazer duas exposições. A primeira com o tema Agroecologia e Resiliência às Mudanças Climáticas”, onde será apresentada a Pesquisa Insa-Asa. Esta pesquisa foi realizada no Semiárido brasileiro, que traz informações sobre os princípios sócio-ecológicos da resiliência as mudanças climáticas na prática das comunidades camponesas. E a segunda, sobre o passo do conceito da Convivência com Semiáridez à aplicação de políticas-públicas-pais: Brasil 2002-2016.

 

O evento também reúne em sua programação a realização do X Congresso Brasileiro de Agroecologia e do V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno, no ano de 2017. Esperam-se aproximadamente 5.000 pessoas, de todas as regiões do Brasil e diversos países do mundo com grande representação da América Latina. 

 

O evento será realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, quando se comemora a Semana do Cerrado, bioma que abriga grandes disputas da sociedade, como: fundiária, mineral, ambiental, cultural, desenvolvimentista e agrária.

 

Acesse aqui o site do evento.





Texto: Simone Benevides (Núcleo de Popularização da Ciência do Insa)
Aldrin Martin Perez-Marin (Núcleo de Desertificação e Agroecologia do Insa)