Portal do Governo Brasileiro

Entrega de animais na Estação ExperimentalEntrega de animais na Estação Experimental

 

 

O Núcleo de Conservação do Gado Curraleiro Pé-duro do Insa desenvolve um Plano de Difusão da Raça Bovina Curraleiro Pé-Duro, no qual se promove o repasse de matrizes e reprodutores para criadores de animais de raças nativas, instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa.

 

A raça bovina Curraleiro Pé-duro é um patrimônio histórico e genético animal para pequenos e médios produtores rurais do Semiárido brasileiro. Esta raça, em que os animais são conhecidos pela forte resistência, apresenta características de boa adaptação às condições climáticas da região.

 

Com o intuito de promover a conservação e uso racional da raça, o Núcleo de Conservação do Gado Curraleiro Pé-duro do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) realizou na manhã  de ontem quarta-feira, 30 de agosto, o repasse de 36 animais para produtores rurais. O repasse aconteceu na Estação Experimental Lagoa Bonita do instituto, onde houve a assinatura do Termo de Doação e é o local onde se mantém o rebanho pelos pesquisadores do Insa.

 

Ao todo foram contemplados seis municípios da Paraíba, das regiões do Cariri, Curimatáu, Agreste e Sertão, sendo estes: Imaculada, São Domingos do Cariri, Caraúbas, Boqueirão, Solânea, além do distritos campinenses de São José da Mata e Catolé de Boa Vista.

 

No momento da entrega dos animais além dos agricultores e agricultoras estiveram presentes também Salomão Medeiros, diretor do Insa, Geovergue Medeiros e Luan Dantas pesquisadores do Núcleo de Produção Animal do instituto, responsáveis pelas ações desenvolvidas no âmbito do Núcleo de Conservação.

 

“Nós estamos com uma grande expectativa de receber esses animais, eles entram para o nosso estoque de sementes da paixão, e esperamos que os agricultores saibam manejar essa riqueza histórica que o Insa vem desenvolvendo” afirma Célia Araújo, coordenadora do Casaco da Organização da Sociedade Civil Casaco e Agricultura Familiar Guardiã de Sementes Animais Nativos. 

 

O Casaco recebeu nesse repasse 15 animais, que serão distribuídos para cinco famílias agricultoras, e terão a tarefa de multiplicar os animais e repassá-las para outros produtores.

 

Ação de Difusão Tecnológica Raça Curraleiro Pé-duro Raça Curraleiro Pé-duro

 

O Núcleo de Conservação do Gado Curraleiro Pé-duro do Insa desenvolve um Plano de Difusão da Raça Bovina, no qual se promove o repasse de matrizes e reprodutores para criadores de animais de raças nativas, instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa. Como também para as entidades da sociedade civil organizada, buscando a formação de novos Núcleos de Conservação.

 

A formação desse tipo de núcleo é estratégica para o aumento da população de bovinos da raça Curraleiro Pé-Duro e também para a difusão das potencialidades desses animais na região semiárida. 

 

O Plano de Difusão desenvolvido pelo instituto, é uma ferramenta de pesquisa-ação que gera informações e experiências vividas pelos beneficiários sobre o gado em diferentes regiões do semiárido. Desde o ano de 2010, já foram repassados reprodutores e matrizes para criadores de vários estados que compõem a região semiárida, a exemplo de Pernambuco, Ceará, Bahia, Alagoas, Piauí e Paraíba. 

 

Em 2017, o Núcleo já chegou a distribuir aproximadamente 43 espécies de bovinos, machos e fêmeas, para criadores, agricultores familiares, organizações sociais e instituições públicas de ensino e pesquisa, que estavam anteriormente cadastrados para receberem exemplares da raça, visando a formação de novos núcleos.   

 

Raça Curraleiro Pé-duro

 

O gado Curraleiro Pé-duro utiliza a própria Caatinga como suporte forrageiro, o que evita o desmatamento da vegetação, que seria necessário para gerar áreas de pasto. Outras vantagens da utilização da raça são: a docilidade, isso facilita o manejo diário e para os trabalhos como tração animal, resistência e rusticidade adaptada à região e ainda possuem boa longevidade reprodutiva.

 

Texto e Foto: Ermaela Cícera Freire
(Ascom do Insa)

Pesquisador colaborador: Geovergue Medeiros
(Núcleo de Conservação do Gado Curraleiro Pé-duro do Insa)