Portal do Governo Brasileiro

Pesquisador do Insa realiza exposição dos principais pontos abordados no encontroPesquisador do Insa realiza exposição dos principais pontos abordados no encontro

 

Os encontros anteriores aconteceram nas cidades de Paulo Afonso (BA) e Monteiro (PB).

 

Com o objetivo de articular e desenvolver estratégias para realização da IV Semana de Popularização da Ciência, é que aconteceu na manhã de hoje, dia 29 de agosto, o encontro entre representantes do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) e da Prefeitura de Paulo Afonso (BA), que sediará a próxima edição do evento. 

 

O último encontro entre as instituições aconteceu na cidade de Paulo Afonso (BA) em julho deste ano, onde ficou acordado que a próxima edição será realizada no período de 29 a 31 de maio de 2018. Sendo a prefeitura e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), responsáveis pela coordenação geral do evento, através dos professores Severino Alves de Lima e Antônio Carlos Miranda.

 

No dia de hoje, foram realizados uma mística de abertura, bem como alguns ajustes na estrutura de organização do evento. Foram definidos os representantes das comissões Científica, Comunicação, Infraestrutura, Arte e Cultura, Mobilização Territorial, Articulação, Metodologia e Ação Continuada, dando sequência ao que já havia sendo discutido na reunião passada.

 

Participaram da reunião pesquisadores do Insa das áreas de Recursos Hídricos, Biodiversidade, Geotecnologia, Meio Ambiente e Desertificação e do Núcleo de Popularização da Ciência, além de representantes da Prefeitura de Paulo Afonso e da e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

 

Ainda durante o encontro, os integrantes da prefeitura de Paulo Afonso, puderam conhecer o sistema capação de águas de chuva, e reuso de água do Insa, além do cactário Guimarães Duque, localizado na sede da instituição, em Campina Grande (PB).

 

A Semana

 

A Semana de Popularização da Ciência do Semiárido acontece todos os anos em preparação a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT). Em 2015 e 2016, as atividades foram realizadas nos municípios pernambucanos de Ibimirim e Floresta. Buscando fortalecer o diálogo com os vários municípios do Semiárido, e em 2017 a Semana aconteceu em Monteiro (PB).

 

O evento acontece também em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN,) o Espaço Ciência e o Observatório Nacional (ON).

 

Texto: Renally Amorim (Ascom do Insa)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Foto:Renally Amorim


NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS