Portal do Governo Brasileiro

Capa da obraCapa da obraA proposta principal do livro é destacar a importância e a necessidade de que as comunidades assumam como referência coletiva a noção de um sonho de futuro

 

Será lançado na próxima quarta-feira, dia 30 de agosto, às 14:00 horas, o livro Futureo – Um método fundamentado e convidativo para sonhar nosso futuro coletivo”. O lançamento ocorrerá no auditório do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), em Campina Grande (PB), como uma das atividades realizadas no âmbito Programa Semiárido em Foco.

 

No evento, a expositora será um das autoras Rosilene Cassiano, historiadora e mestranda do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

 

A historiadora é especialista em Educação para as Relações Étnico Raciais e mestranda em História pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Desenvolve pesquisas no âmbito da História Cultural, com temas que envolvem a História e Fotografia, Etnografia, Memória, Populações tradicionais quilombolas do Semiárido, História Ambiental, entre outras.

 

A autoria do livro é composta por um grupo de pesquisadores, além da expositora, Felipe Ulloa Forero, Aldrin Martin Pérez Marin, pesquisador do Insa, e Ana Paula Silva Santos integram os membros deste grupo. 

 

A obra publicada pela editora do Insa faz uma abordagem sobre a metodologia Futureo, que consiste na construção coletiva e consensual de uma imagem de futuro desejado, ou sonho bonito. Um patrimônio de uma comunidade que faz o exercício de Futureo. Propondo desde o momento de sua utilização, esse futuro bonito que orienta as ações e decisões dos seus membros.

 

Proposta

 

A proposta principal do livro é destacar a importância e a necessidade de que as comunidades assumam como referência coletiva a noção de um sonho de futuro que, nas condições atuais e históricas, deve ser um futuro bonito e para todos.

 

Os autores do livro abordam o Futureo como um método de construção coletiva de imagens boas e bonitas do futuro, como forma de orientação para decisões em comunidade.

 

Acesse aqui o artigo sobre a obra


Texto: Ermaela Cícera Freire (Ascom do Insa)

Ilustação: Wedscley Melo