Portal do Governo Brasileiro

O programa Semiárido em Foco discutirá como a alimentação para caprinovinocultura no Semiárido pode ser revolucionada com pesquisa sobre os taninos    

 

Os taninos são compostos químicos conhecidos como polifenóis, encontrados nas plantas servem como um instrumento de defesa. Há muito tempo são apreciados por amantes de vinhos, mas agora suas propriedades nutricionais e terapêuticas ganham cada vez mais atenção de zootecnistas preocupados em melhorar a alimentação dos animais em regiões nas quais as plantas são ricas nestes compostos.

 

No programa Semiárido em Foco, desta sexta-feira, dia 04/10, a pesquisadora Dulciene Karla de Andrade Silva discutirá sobre o tema “Nova abordagem sobre taninos em espécies forrageiras da Caatinga: análise e implicações na produção de pequenos ruminantes. Doutora em Zootecnia, a palestrante é professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). 

 

Os taninos quando encontrados em baixas concentrações na alimentação dada para os animais desencadeiam efeitos positivos por auxiliar na digestão, aumentar a capacidade nutricional da carne e do leite e agir como vermífugo natural. 

 

São compostos químicos presentes em muitas espécies nativas da Caatinga, por isso pesquisar sobre a melhor forma de usá-los na alimentação animal de pequenos ruminantes pode revolucionar o modo de produção e administração da forragem.

 

O Semiárido possui 90% do rebanho de caprinos do Brasil e estes animais são muito adaptados para o consumo de plantas com altos teores de taninos.  Conhecer como estes compostos podem ser utilizados para melhorar os índices produtivos e agregar valor aos produtos derivados de caprinos e ovinos desenvolverá a cadeia produtiva da caprinovinocultura na região. 

 

Sobre o Semiárido em Foco

 

O programa Semiárido em Foco é apresentado todas às sextas-feiras, às 14 h, na sede do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), em Campina Grande (PB) e é transmitido ao vivo pelo site do Insa. 

 

Texto : Rodeildo Clemente (Ascom do Insa)



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS