Portal do Governo Brasileiro

O italiano Fabio Parasecoli, professor doutor de "História dos Alimentos, Cultura e Arte", na Escola "Città del Gusto", em Roma ( Itália) e na "New York University" , em Nova York ( Estados Unidos), visitará a Paraíba entre os dias 10 e 11, convidado pelo Instituto Nacional do Semiárido(INSA/MCT).

 

Autor de vários livros, dentre as suas publicações mais recentes se encontram os títulos "Food: Culture in Italy"(2004) e "Bite Me"(2008). É ainda presidente da "Associação Para Estudos de Alimentos e Sociedade”, na Itália.

 

Atualmente escreve um livro sobre Indicação Geográfica e virá à Paraíba a convite do INSA para pesquisar sabores regionais como a cachaça produzida na região do brejo, o coco em Souza, as frutas cítricas em Matinhas e o arroz vermelho em Piancó, além dos restaurantes de comidas típicas.

 

Acompanha-o na viagem Paulo Abreu Lima, do "Estilo Gourmand", uma instituição que trabalha com a geografia dos alimentos e reúne experiências de viagens gastronômicas, nas quais se mapeiam tendências do sabor e das culturas alimentares.

 

Da Paraíba os estudiosos seguem para o Rio de Janeiro e São Paulo, onde realizarão novas pesquisas acerca dos sabores brasileiros.