Portal do Governo Brasileiro

 

Foi realizada nas dependências do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), no dia 21 de novembro, a Reunião de Análise e Previsão Climática, com o objetivo de elaborar um prognóstico das condições para ocorrência de chuvas para o trimestre de dezembro de 2013 a fevereiro de 2014. 

 

A reunião contou com a participação de meteorologistas do Inpe/CPTEC e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). O evento ocorreu simultaneamente, via internet, com meteorologistas de diversos centros estaduais de meteorologia, Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), assim como usuários de várias instituições públicas e privadas do Brasil. 

 

Com base nas análises do comportamento das condições oceânicas e atmosféricas, a previsão climática de consenso apresentada pelos especialistas para o trimestre indica, para grande parte do Semiárido nordestino, como os estados do Piauí, Ceará, Oeste dos estados do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco e Norte da Bahia (veja mapa abaixo), uma maior probabilidade das chuvas ficarem de normal a abaixo da média climatológica para o trimestre. 

 

É provável que as chuvas continuem em torno da média esperada nas demais áreas do Semiárido brasileiro. No entanto, sistemas meteorológicos típicos dos meses de verão, como os Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis (VCAN) atmosféricos, podem colaborar para o aumento da alta variabilidade tanto espacial como temporal das chuvas no norte do Semiárido brasileiro, como ocorreu no início deste mês de novembro. Quanto às temperaturas do ar, a tendência é que continuem de normal a acima da média climatológica em todo o Semiárido brasileiro.

 

Mapa: Previsão climática indica uma maior probabilidade das chuvas serem de normal a abaixo da média na área amarela e em torno da média climatológica na área cinza do mapa