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Com uma carga horária de 525 horas-aula e duração de 18 meses o curso será realizado com 80% da carga horária em Tempo Escola e 20% destinada ao Tempo Comunidade 

 

Foi encerrado hoje, dia 29 de novembro, o segundo módulo do curso de “Processos Históricos e Inovações Tecnológicas no Semiárido” para 65 alunos oriundos de sete estados da região Nordeste. As aulas aconteceram entre os dias 11 a 29 de novembro, no auditório da sede do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), em Campina Grande (PB). 


No encerramento do segundo módulo de aulas, os alunos interpretaram uma mística na qual deixaram gravados em uma faixa uma palavra ou desenho. Na faixa estava gravada a frase – Sementes da Resistência Camponesa – que simboliza a luta pela manutenção das sementes crioulas e manutenção da biodiversidade das plantas agricultáveis no Semiárido. 

 

A especialização tem como objetivo capacitar técnicos e lideranças de comunidades e assentamentos rurais, para prepará-los para o uso de tecnologias sociais sustentáveis no Semiárido brasileiro, possui uma carga horária de 525 horas-aula, teve inicio em julho de 2013 e deverá ser concluído em 18 meses.

 

O curso segue a metodologia da pedagogia da alternância com seus quatro módulos divididos entre atividades desenvolvidas em sala de aula e nas comunidades. As atividades práticas são realizadas em assentamentos da reforma agrária ou em pequenas comunidades rurais. O objetivo é estruturar o processo de construção do conhecimento histórico, sob os preceitos da Educação do Campo contextualizada às condições do Semiárido brasileiro, propiciando o domínio dos usos de tecnologias sociais sustentáveis na região.

 

A iniciativa é uma parceria entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), com financiamento do CNPq, através do Edital 26/2012 do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação(MCTI).

 

Foto : Ascom Insa/MCTI