Portal do Governo Brasileiro

Programa de cooperação ítalo-brasileiro Brasil Próximo propõe práticas produtivas e organizacionais sustentáveis para a cultura do algodão colorido na Paraíba 

 

Na próxima sexta-feira, dia 13 de dezembro o Semiárido em Foco apresentará uma edição especial com o seminário “Algodão agroecológico: práticas produtivas e organizativas sustentáveis”. Com início às 08:30 h,  na sede do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), em Campina Grande (PB), as atividades ocorrerão até às 16h. 

 

Pela manhã será apresentado o seminário no auditório do Insa e no período da tarde haverá uma visita técnica para a Estação Experimental. As atividades integram as ações desenvolvidas na Paraíba pelo programa de cooperação internacional Brasil Próximo. Participarão do seminário gestores públicos e de cooperativas locais, agricultores experimentadores, pesquisadores de órgãos de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico, além de artesãos que trabalham com o algodão colorido.

 

O Brasil Próximo tem como objetivo implementar projetos-pilotos de desenvolvimento local em estados e municípios que integram o acordo de cooperação Brasil-Itália pelo sistema de cooperação descentralizada. Participam do Programa mais de 40 cidades nos estados de Amazonas, Paraíba, Piauí, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

 

Na Itália, fazem parte da cooperação as regiões de Umbria, Marche, Toscana, Emilia-Romagna e Liguria. Em dezembro de 2009 foi instalada em Brasília (DF) a Comissão Intersetorial para a gestão do Brasil Próximo, formada por representantes de 11 ministérios, com a finalidade de coordenar as parcerias entre os dois países no âmbito do programa. O decreto instituiu ainda uma secretaria-executiva responsável pela coordenação do grupo, presidida pela Secretaria-Geral da Presidência da República. 

 

Na Paraíba a representante italiana pelas ações territoriais do Brasil Próximo é a Organização Não Governamental (ONG) Nexus Emilia-Romagna, da região Emilia-Romagna. A ONG promove o cooperativismo e as estratégias de desenvolvimento da cadeia de produção do algodão colorido por meio da Coopnatural, uma cooperativa que trabalha com produtos têxteis de algodão colorido orgânico em Campina Grande (PB).

 

Durante o evento, representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República e da ONG Nexus Emilia-Romagna apresentarão as diretrizes do Programa Brasil Próximo e uma Carta de Intenções para as ações que serão desenvolvidas no estado.  Para a assinatura do documento também estará presente o Secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca da Paraíba, Marenilson Batista da Silva.

 

Ainda serão apresentadas várias experiências bem sucedidas com cadeias produtivas gerenciadas por cooperativas no Semiárido brasileiro. Naquela ocasião, representantes da Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol Brasil), da Natural Fashion Coopnatural, da Casa Apis e da  CocaJupi apresentarão experiências com cadeias produtivas para a  produção de  algodão colorido, mel e caju.

 

O evento é uma realização do Programa Brasil Próximo, da ONG Nexus Emilia-Romagna, Natural Fashion Coopnatural, Unisol Brasil, Cooperazione Italiana e da Secretaria-Geral da Presidência da República.  Conta com o apoio da Regione Umbria, Regione Emilia-Romagna, Regione Marche, Regione Liguria, Regione Toscana, Società Regionale per lo Sviluppo Economico dell’Umbria (Sviluppumbria S.p.A) , Cooperazione per Sviluppo Paesi Emergenti (Cospe), do Governo da Paraíba, Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater) , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Algodão), Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (CINEP) e Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI).

 

Texto: Rodeildo Clemente (Ascom do Insa) 

BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS