Portal do Governo Brasileiro

O Insa é a segunda instituição sediada na Paraíba a fazer parte da CAFe, amplo sistema de compartilhamento de informações e conhecimentos.

 

O Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), agora faz parte de um amplo sistema de redes de compartilhamento de informações e conhecimentos, a Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). Trata-se de uma federação de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras, por meio da qual os usuários mantêm todas as suas informações na instituição de origem e podem acessar serviços oferecidos pelas instituições que participam da federação. 

 

A RNP é responsável pela gestão do serviço e por manter o repositório centralizado com dados sobre integrantes da federação. O Insa é a segunda instituição sediada na Paraíba a fazer parte da CAFe, amplo sistema de compartilhamento de informações e conhecimentos.

 

As instituições pertencentes à Comunidade podem atuar como provedoras de identidade (IdP) e como provedoras de serviço (SP). A CAFe possibilita que cada usuário tenha uma conta única em sua instituição de origem, válida para todos os serviços oferecidos à federação, eliminando a necessidade de múltiplas senhas de acesso e processos de cadastramento.

 

Diversos países já têm federações em funcionamento ou em implantação. Dentro das redes de instituições de ensino, os serviços de ensino à distância e atividades de colaboração estão entre os maiores beneficiários das infraestruturas oferecidas por federações.

 

* Com informações da RNP



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS