Portal do Governo Brasileiro

Exposição de experiências em Educação Ambiental por alunos de escola pública  Exposição de experiências em Educação Ambiental por alunos de escola pública

As atividades envolveram a participação de representantes de mais de 20 instituições e organizações sociais que tiveram a oportunidade de apresentar resultados de suas pesquisas e/ou ações no Semiárido brasileiro. 

 

O Semiárido em Foco é um programa do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), cuja proposta é difundir e refletir sobre pesquisas, experiências e conceitos associados ao campo da Ciência, Tecnologia e Inovação, a partir do diálogo permanente com diferentes segmentos da sociedade, na perspectiva da convivência sustentável com o Semiárido brasileiro.

 

Durante o ano de 2013, foram realizados 35 encontros. Do total, ocorreram 19 palestras que trataram dos mais variados temas (conservação da biodiversidade, sensoriamento remoto, aproveitamento mineral, captação de água de chuva, agricultura familiar, políticas públicas de recursos hídricos, biotecnologias, avicultura familiar, indicadores de sustentabilidade, desertificação, sistemas de produção (cultura do gergelim e da palma forrageira), eficiência energética, indicadores socioculturais, espécies forrageiras, América Latina, barragens subterrâneas e sanidade vegetal.

 

O programa também realizou 10 mesas-redondas ou painéis, que propiciaram a discussão com diversos especialistas e representantes de organizações sociais sobre temas como: tecnologias sociais, recuperação de áreas degradadas, cultivos hidropônicos, gênero e trabalho, povos indígenas, acesso ao crédito pelos agricultores familiares esistema de produção do licuri. 

 

Os participantes ainda puderam participar de duas exposições audiovisuais, com exposição e debate sobre os filmes: A Canga, que contou com a presença do seu diretor Marcus Vilar, e do filme Morte e Vida Severina.

 

Também foram realizadas exposições de tecnologias para a convivência com o Semiárido e de experiências sobre Educação Ambiental, por meio de exposição de maquetes, cartazes e cartilhas elaborados pelos alunos do projeto “Água fonte de vida” e “Ensaio Ambiental”. Equipamentos utilizados no trabalho com apicultura também foram tema de exposição realizada no Insa.

 

A programação anual foi encerrada com Exposição de fotografias sobre pássaros da Caatinga e debate sobre conservação da avifauna da região. Ainda foi realizado um Seminário que discutiu práticas organizacionais para a produção agroecológica do algodão colorido no Semiárido.

 

Representantes de mais de 20 instituições apresentaram resultados de suas pesquisas este ano no Semiárido em Foco, dentre as quais: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Articulação do Semiárido (ASA Brasil), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Algodão), Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), ONG Cenep, ONG Cunhã Feminista, ONG Concern Universal,  ONG AGEMTE, Associação de proteção às abelhas e ao meio ambiente (Aspama), Banco do Nordeste do Brasil (BNB),  Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

 

Estas atividades envolveram os mais diversos segmentos de participantes (estudantes, professores, pesquisadores, políticos, representantes da Sociedade Civil e demais interessados). As atividades realizadas contribuíram para consolidar o Semiárido em Foco como referência para o debate periódico, com participação de múltiplos atores sociais e institucionais, de temas relevantes para a região semiárida brasileira. Permitiram também ampliar as reflexões sobre ações, projetos, programas e políticas públicas relacionadas com o Semiárido brasileiro. 

 

O programa Semiárido em Foco retornará suas atividades em fevereiro, mantendo a periodicidade semanal e ocorrendo sempre às sextas-feiras, às 14h, na sede do Insa, com transmissão ao vivo pelo site: www.insa.gov.br/semiaridoemfoco

 

Texto: Catarina Buriti (Ascom do Insa)



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS