Portal do Governo Brasileiro

Programação inclui participação de alunos de escolas públicas, agricultores experimentadores, pesquisadores, estudantes e demais interessados. 

 

Em 2014, o Dia Mundial da Água traz como tema “Água e energia”. A data é comemorada em 22 de março pela Organização das Nações Unidas (ONU). O Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI) realizará, em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), de 20 a 21 de março, um evento para destacar a importância da água na manutenção da vida.

 

Serão realizadas palestras, mesas-redondas e visitas técnicas de caráter educativo.  Os públicos-alvo são professores, agricultores, experimentadores, técnicos, estudantes, pesquisadores e representantes de organizações não governamentais (ONGs). 

 

Entre os temas abordados destacam-se: relato de experiências de agricultores experimentadores sobre tecnologias sociais; ações de pesquisa do Insa na área de recursos hídricos; o programa de despoluição de bacias hidrográficas da Agência Nacional de Águas (ANA), abastecimento urbano de água no Semiárido brasileiro, entre outros. 

 

As atividades do último dia serão voltadas a alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas municipais e estaduais que participarão de atividades culturais e didático-pedagógicas para construção de cartilhas educativas sobre o tema água. O evento ainda contará com a apresentação de uma peça teatral sobre o Ciclo da Água e com uma visita à Unidade de Reúso da sede do Insa.