Portal do Governo Brasileiro

Até quinta-feira (20), os responsáveis pelas atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) nos estados e na capital federal se reúnem, em Brasília, para traçar estratégias para o evento deste ano. Durante a abertura do Encontro dos Coordenadores Regionais – Seminário SNCT/2014, o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secis/MCTI), Oswaldo Duarte Fliho, destacou a ampliação de municípios participantes como um dos desafios para 11ª edição da SNCT.

 

A expectativa do secretário é a de que pelo menos mil municípios promovam atividades científicas na semana nacional que ocorrerá de 13 a 19 de outubro. Oswaldo reforçou que o trabalho dos coordenadores é fundamental para levar a ciência e tecnologia à população.  “Vocês tem condições de influenciar os municípios. O papel é difundir a SNCT na região para alcançarmos cada vez mais um número maior de cidades”, disse o secretário durante a abertura do encontro nesta terça-feira (18). 

 

O tema da SNCT neste ano é “Ciência e tecnogia para loo desenvolvimento social”. De acordo com o diretor de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do MCTI, Douglas Falcão, o encontro com os coordenadores regionais discutirá mudanças no site da semana nacional para aprimorar o registro das atividades nas cidades. “Esperamos dar um grande salto e chegar a números mais precisos”, afirmou. 

 

Os coordenadores regionais também vão avaliar a SNCT de 2013. A partir dos resultados dessas análises, segundo Douglas Falcão, as coordenações estaduais deverão propor metodologias para levar as atividades de ciência e tecnologia (C&T) às cidades do interior dos estados. “O desafio é fazer com que pequenos municípios participem da atividade. Precisamos de estratégias diversas em cada estado para interiorizar a semana nacional.”, disse o diretor do MCTI.

 

Edição 2013 

 

Na edição do ano passado, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia alcançou o melhor resultado entre todas as edições. Foram 34 mil atividades envolvendo mais de mil instituições em 742 municípios brasileiros”, afirmou o diretor o diretor de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do MCTI, Douglas Falcão.

 

A SNCT é realizada em todo o país no mês de outubro, desde 2004, sob a coordenação da Secis e a colaboração de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa. Sua finalidade principal é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, a respeito de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T). Na primeira edição, foram realizadas 1.840 atividades, em 252 municípios, envolvendo 250 instituições e entidades de C&T.

 

Texto: Raphael Rocha (Ascom do MCTI)