Portal do Governo Brasileiro

 

O Seminário ocorrerá no período de 13 a 15 de agosto, e a proposta é estimular a disseminação de toda a diversidade de estudos empíricos, reflexões teóricas, intervenções, dentre outras ações, dos pesquisadores que estudam e refletem sobre o desenvolvimento regional nas suas dimensões econômicas, sociais, políticas, ambientais e culturais.

 

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vai sediar, no período de 13 a 15 de agosto, em Campina Grande (PB), a segunda edição do Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade (SEDRES).  O evento é itinerante, articulado e organizado por programas de pós-graduação filiados à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR).

 

A proposta é estimular a disseminação de toda a diversidade de estudos empíricos, reflexões teóricas, intervenções, dentre outras ações, dos pesquisadores que estudam e refletem sobre o desenvolvimento regional nas suas dimensões econômicas, sociais, políticas, ambientais e culturais.

 

As inscrições para pesquisadores interessados em apresentar trabalhos foram prorrogadas até dia 20 de abril. Serão recebidos trabalhos de natureza empírica e teórica.  Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. O resultado da avaliação será divulgado até dia 9 de maio. Os trabalhos completos deverão ser entregues até o dia 15 de julho. Mais informações sobre normas de formatação, acesse o site.

 

Nesta segunda edição e com o título “A diversidade regional brasileira em perspectiva”, o evento pretende explorar a discussão sobre a diversidade regional sem estar limitado, evidentemente, a regiões particulares, destacando como a mesma sinaliza para a própria configuração de um país multifacetado em tantos aspectos, inclusive o de desenvolvimento.

 

Para abrir a oportunidade tanto para a discussão e ampla reflexão sobre as temáticas e perspectivas que estão mobilizando atualmente pesquisadores, docentes e alunos, como para a troca de experiências entre agentes envolvidos no processo institucional de planejamento para o desenvolvimento regional, foram formulados sete Grupos Temáticos (GTs): “Estado, Planejamento e Políticas Públicas de Desenvolvimento Regional”, “Tendências e desafios contemporâneos dos estudos regionais e urbanos”, “Instituições e Desenvolvimento Regional”, “Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Regional”, “Turismo, Cultura e Desenvolvimento Regional”, “Dinâmicas Regionais e Socioespaciais Contemporâneas” e “Desenvolvimento no Território Rural”.

 

Texto: Ascom da UEPB