Portal do Governo Brasileiro

Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Catamais)Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Catamais)

As cooperativas de catadores de materiais recicláveis exercem importante papel na gestão de resíduos sólidos. Apesar disto, pesquisa demonstra inúmeros desafios que estes trabalhadores ainda enfrentam

 

No Semiárido em Foco desta sexta-feira, dia 11, serão discutidas experiências de cooperativas de catadores de materiais recicláveis no processo de gestão dos resíduos sólidos.A atividade contará com a participação da pesquisadora Josilene Barbosa do Nascimento, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e de representantes de diferentes cooperativas de materiais recicláveis que atuam no município de Campina Grande (PB). 

 

As cooperativas de catadores de materiais recicláveis se apresentam como alternativas para amenizar o problema do volume excessivo de resíduos sólidos gerados pela sociedade contemporânea. A pesquisa a ser apresentada demonstra que, apesar da importância do trabalho dos catadores como agentes de reversão dos produtos consumidos, tais segmentos ainda não obtiveram o devido reconhecimento social, e a atividade que desenvolvem ocasiona situações de estigmatização e invisibilidade social.

 

Inclusão social 

 

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei 12.305, de 2010, marcou o início de uma articulação institucional envolvendo União, Estados e Municípios, setor produtivo e sociedade civil na busca de soluções para os graves problemas causados pelos resíduos, que comprometem seriamente a saúde ambiental.

 

A legislação prevê que o poder público deverá adotar medidas voltadas à implantação da coleta seletiva com participação de cooperativas ou outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis formadas por pessoas físicas de baixa renda; à eliminação e recuperação de lixões, associadas à inclusão social e à emancipação econômica de catadores; e sua integração nas ações que envolvam a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.

 

A discussão sobre o papel das cooperativas de catadores se insere em uma problemática mais ampla relacionada aos desafios da gestão dos resíduos sólidos e ao papel dos governos, da sociedade civil organizada, das instituições públicas governamentais e do setor produtivo neste processo.

 

 Texto: Catarina Buriti (Ascom do Insa)