Portal do Governo Brasileiro

Serão lançados hoje, dia 14/04, no auditório do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), em Campina Grande (PB), os dois volumes da obra Tecnologias Adaptadas para o Desenvolvimento Sustentável do Semiárido Brasileiro. A ação é uma iniciativa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em parceria com o Insa e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

Resultado de projeto aprovado no Edital no 35/2010, os livros disponibilizam um conjunto de tecnologias adaptadas e validadas para o Semiárido brasileiro. O conteúdo permite que agentes de inovação tecnológica da assistência técnica e extensão rural possam compartilhar conhecimentos com os agricultores e possibilitar a construção de estratégias necessárias para o desenvolvimento agrícola sustentável da região, e assim, que famílias possam construir dignidade e autonomia econômica e social.

 

A publicação em dois volumes foi organizada por Dermeval Furtado, José Geraldo de Vasconcelos Baracuhy, Paulo Roberto Megna Francisco, Silvana Fernandes Neto e Verneck Abrantes de Sousa. Contou com a colaboração de autores da Emater-PB, da Embrapa, do Instituto Penha e Margarida de Desenvolvimento Socioeconômico e Cultural (Ipema), do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

 

As características consideradas pelos pesquisadores para definir a viabilidade e funcionalidade das tecnologias alternativas são: sua capacidade de adaptação aos mais variados ambientes, serem facilmente replicáveis, terem baixo custo de implantação e manutenção e serem facilmente apropriáveis pelos agricultores. 

 

Dentre os temas abordados nas obras, destacam-se: Captação, conservação e utilização da água; Produção, conservação e utilização de alimentos para humanos e animais; e Conservação dos recursos naturais, Tecnologias apropriadas.

 

 Texto: Catarina Buriti (Ascom do Insa)