Portal do Governo Brasileiro

Evento de comemoração dos 10 anos do Insa  Evento de comemoração dos 10 anos do Insa

Autoridades políticas e representantes de diversas instituições e Organizações sociais prestigiaram os eventos de comemoração dos 10 anos do Insa

 

Na tarde do último dia 28 de abril, como parte das comemorações dos 10 anos do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), ocorreu a instalação do escritório regional da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) na Região Nordeste e foi lançado o Sistema de Gestão da Informação e do Conhecimento do Semiárido Brasileiro. Autoridades políticas e representantes de diversas instituições e Organizações sociais que atuam no Semiárido brasileiro prestigiaram o evento. 

 

Durante a solenidade, o Vice-Governador do Estado da Paraíba, Rômulo Gouveia, destacou a importância do Insa para a região, “foi uma conquista importante, e nesses 10 anos com certeza já tem várias experiências, e agora se somando a isto acho que é uma conquista também do Insa a instalação deste escritório, desta Unidade da FAO aqui em nosso Estado e em nossa Campina Grande. Tenho certeza que é um marco importante para nossa região que chega num momento que nós estamos numa situação extremamente adversa com a situação de mais de três anos de muita dificuldade com a seca”. 

 

O diretor do Insa, Ignacio Hernán Salcedo, fez uma breve retrospectiva da história do Insa e destacou que “a alegria da comemoração dos 10 anos ainda é maior por estarmos recebendo uma das mais importantes organizações de agricultura e alimentação do mundo, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que hoje instala oficialmente seu escritório aqui na sede do Insa. A chegada da FAO contribuirá para o conjunto de ações junto aos agricultores e agricultoras experimentadores que em suas práticas diárias descobrem e geram conhecimentos tácitos com os quais o conhecimento científico precisa dialogar, esta tem sido a filosofia do Insa”. 

 

O representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic, afirmou que “para nós é muito importante termos este segundo escritório que chamamos de sub-nacional, com a ideia de trabalhar muito perto dos problemas das regiões, podermos entender melhor o que está acontecendo nas regiões para justamente utilizar o conhecimento e a literatura da FAO para que sejam aproveitados nas regiões”. Bojanic complementou: “Procuramos sempre ter estas parcerias fortes com os governos, estaduais, com as Prefeituras, para trabalhar nas soluções práticas para o homem do campo, neste caso para o combate à desertificação, aos efeitos da seca, combate à fome, que são as prioridades do trabalho da FAO. Queremos trabalhar muito nas áreas de capacitação, na troca de experiências bem sucedidas na própria região do Semiárido. Fazer esta troca de conhecimento é a base do acordo que vamos ter.” 

 

Homenagem ao Dia Nacional da Caatinga

 

A comemoração dos 10 anos do Insa foi realizada no Dia Nacional da Caatinga. Na ocasião, o pesquisador visitante do Insa, Daniel Duarte Pereira, emocionou os convidados ao realizar apresentação em homenagem às riquezas naturais e culturais deste bioma e a importância da sua preservação. 

 

Encontra-se disponível o vídeo da solenidade de comemoração dos 10 anos do Insa, no qual consta a Assinatura do Acordo de Cooperação para Instalação do Escritório da FAO no Nordeste, Homenagem ao Dia Nacional da Caatinga e Lançamento do Sistema de Gestão da Informação e do Conhecimento do Semiárido Brasileiro. Para acessar,

 

 

Texto: Catarina Buriti (Ascom do Insa)