Portal do Governo Brasileiro

Assinatura de Acordo de Cooperação entre a FAO e o Insa Assinatura de Acordo de Cooperação entre a FAO e o Insa

Durante cerimônia realizada na sede do Instituto Nacional do Semiárido (INSA) em Campina Grande (PB), na última segunda-feira (28), o representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil, Alan Bojanic, assinou acordo para a instalação do segundo escritório regional da agência no Brasil. O novo escritório funcionará nas dependências do INSA. 

 

A nova Unidade de Coordenação de Projetos da FAO vai apoiar projetos regionais para fortalecer a agricultura familiar, o combate à desertificação, ações de mitigação e recuperação da degradação da terra, a diminuição dos efeitos da seca, a produção de alimentos e o combate à fome. 

 

Também terá como parâmetros a instrumentalização da ciência, da tecnologia e da inovação para promover o uso racional do solo, água, bosques e florestas, mediante o planejamento social, econômico, ambiental e o manejo sustentável e de uso múltiplo, com ênfase na inclusão sócio-produtiva das populações mais vulneráveis. 

 

A instalação do novo escritório fez parte da programação dos dez anos do INSA ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O Instituto foi criado com o objetivo de desenvolver ações de pesquisa, formação, difusão e formulação de políticas para a convivência sustentável do Semiárido brasileiro a partir das potencialidades socioeconômicas e ambientais da região.

 

A primeira unidade regional da FAO no Brasil foi instalada em 2013 no Paraná, conta com três escritórios em Curitiba e Foz do Iguaçu e ações nos três estados da região sul do país.

 

O Semiárido brasileiro se estende por oito estados do Nordeste – Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe – e pelo norte de Minas Gerais. 

 

Texto: ONU Brasil