Portal do Governo Brasileiro

O Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), participa como convidado da 2º Oficina de Trabalho do Monitor de Secas do Nordeste (MSNE) e Planos de Preparação para a Seca, que acontecerá em Recife (PE) entre os dias 7 a 9 de maio de 2014.

 

O MSNE é uma experiência que reúne instituições federais e estaduais que atuam no Semiárido brasileiro na área de pesquisas cientificas. Proposto a partir do “Programa de Preparação para as secas e resiliência às mudanças climáticas”, apóia uma Assistência Técnica piloto em forma de rede para sugerir ferramentas e estratégias de gestão dos efeitos dos períodos de estiagem, comuns no Semiárido brasileiro.

 

A 1º Oficina do MSNE foi realizada em Fortaleza (CE) entre 22 e 24 de janeiro deste ano, e teve como missão apresentar o Programa de Assistência Técnica proposto pelo Banco Mundial com base nas experiências em projetos de Monitoramento de Secas e Planos de Preparação de já existentes nos Estados Unidos da América (EUA) e no México, bem como o diagnóstico para a implementação do MSNE no Brasil.

 

Já a 2º Oficina terá como objetivos apresentar os resultados do treinamento realizado por pesquisadores brasileiros nos EUA e México, discutir a proposta de arranjo institucional do Monitor de Secas, apresentar o levantamento  de informações para a constituição e discutir a proposta operacional de funcionamento do MSNE e apresentar os resultados realizados pelos planos de preparação para as secas. 

 

Na ocasião, o Insa será representado pelo seu Coordenador de Pesquisas, Aldrin Martin Pérez Marin.

 

Texto: Rodeildo Clemente (Ascom do Insa)