Portal do Governo Brasileiro

Representantes de organizações sociais discutem reúso de água Representantes de organizações sociais discutem reúso de água

Representantes de organizações sociais integrantes da Rede Águas Paraíba discutiram reúso de águas no contexto da agricultura familiar com pesquisadores do Insa.  

 

Depois do longo período de estiagem enfrentado pela população do Semiárido brasileiro é importante a tomada de consciência dos setores responsáveis e da sociedade de modo geral, para desenvolver estratégias que possam tratar da reutilização da água, já que o recurso não é renovável.

 

Na manhã desta sexta-feira (09), ocorreu no auditório do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), socialização de experiências sobre o reaproveitamento da água servida.

 

No primeiro momento as famílias agricultoras de vários territórios da Paraíba apresentaram suas experiências e desafios em torno desta temática. Em seguida, o coordenador do Núcleo de Recursos Hídricos do Insa, Salomão de Sousa Medeiros, compartilhou os processos e resultados das pesquisas desenvolvidas pela instituição sobre reúso de águas servidas.

 

Por fim, foi realizado debate para tratar das dúvidas e encaminhamentos, no intuito de aperfeiçoar a formação e as implementações de sistemas simplificados de manejo de águas servidas.

 

O evento foi promovido pela Rede Água da Articulação Semiárido Paraibano (ASA-PB), em parceria com o Insa.

 

Texto: Ascom PATAC