Portal do Governo Brasileiro

Solenidade de abertura do evento Solenidade de abertura do evento

Bloco econômico tem 90 projetos sociais cofinanciados no Brasil com investimentos de mais de R$ 200 milhões. Evento reunirá entidades beneficiadas para discutir o Semiárido brasileiro 

 

Nos dias 28 e 29 a cidade de Campina Grande receberá evento organizado pela União Europeia (UE). O ‘Intercâmbio de Experiências – Na Busca da Sustentabilidade de Modos de Vida no Semiárido Brasileiro’ acontecerá na sede do Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e reunirá mais de 30 organizações nacionais e internacionais. As instituições participantes do evento possuem projetos relacionados a experiências desenvolvidas no Semiárido do Brasil e que são cofinanciados pela União Europeia. A abertura das atividades acontecerá às 9h, no dia 28.

 

Segundo Denise Verdade, representante da Delegação da União Europeia no Brasil, é papel da UE procurar reforçar os seus laços com as organizações da sociedade civil e órgãos do poder local através de um diálogo regular. “A sociedade civil cumpre um papel fundamental no controle social, na defesa dos direitos e também tem influenciado na formulação de políticas públicas voltadas para o bem estar da coletividade. Trata-se de somar esforços para enfrentar os desafios da redução da pobreza, da construção de uma sociedade mais inclusiva, com mais justiça social”, explicou.

 

Denise acrescentou que por esta razão estão trazendo o Intercâmbio à Paraíba. O evento permitirá a troca de experiências e das boas práticas entre os projetos formatando um diálogo sobre as perspectivas de futuro para o Semiárido do país. “A iniciativa facilitará o compartilhamento da realidade vivenciada na Região pelos executores desses projetos denunciando os descasos e a falta de políticas públicas prioritárias para as populações deste território. Assim como a denúncia, traremos também muitas experiências bem sucedidas, sendo algumas desenvolvidas aqui na Paraíba, que vem enfrentando a dura realidade encontrada e formatando oportunidades para a comunidade”, afirmou.

 

Dentro dos projetos presentes no Intercâmbio serão apresentadas iniciativas de apoio à mulher, jovens e crianças, projetos de geração de renda, desenvolvimento econômico, desenvolvimento sustentável, tecnologias sociais e de convivência com o clima adverso do Semiárido, além de trabalhos em realidades urbanas da Região.

 

Atualmente, a União Europeia tem 90 projetos em andamento com investimentos de cerca de R$ 200 milhões no Brasil. Estes projetos estão implementados em várias regiões do Brasil e pretendem, para além de influenciar as políticas públicas, contribuir para a melhoria do acesso aos serviços sociais básicos como educação, saúde, trabalho, moradia, saneamento, mobilidade e acessibilidade urbana.

 

Os projetos da UE também visam contribuir para a melhoria da qualificação profissional e da capacidade de geração de renda dos grupos em situação de risco, para a preservação ambiental e contribuir para a inclusão social e luta contra a violência. A União Europeia é um bloco econômico, político e social de 28 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica. Os países membros da União Europeia e os 19 países de maiores economias do mundo fazem parte do G20.

 

O Intercâmbio conta com o apoio da Concern Universal Brasil, Insa, Minsitério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Governo Federal e Cunhã Coletivo Feminista. 

 

 Texto: Érica Chianca (Ascom Concern Universal Brasil)
Foto: Rodeildo Clemente (Ascom do Insa)