Portal do Governo Brasileiro

Estudantes em visita ao estande do Insa na Praça da Bandeira Estudantes em visita ao estande do Insa na Praça da Bandeira

Na ocasião o Insa apresenta à sociedade alguns dos projetos que desenvolve na área de meio ambiente e distribuiu 250 mudas para a comunidade. 

 

Dia 05 de junho é comemorado mundialmente o Dia do Meio Ambiente. O Instituto Nacional do Semiárido (Insa), em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) da Prefeitura de Campina Grande, integra programação de evento alusivo ao tema. O evento teve início na última segunda-feira (02), e será encerrado na tarde desta quinta-feira (05). 

 

O prefeito Romero Rodrigues, ao abrir a Semana do Meio Ambiente, declarou que todo esforço deve ser feito pelos órgãos envolvidos no evento para que o cuidado com o meio ambiente seja propagado, não só nesta semana, mas todos os dias. “Tudo começa pela educação, então nada melhor que esse trabalho pedagógico que está sendo feito nas escolas para conscientizar essas crianças sobre nosso meio ambiente”, comentou.

 

Nos dias 02 e 03 de junho as atividades foram realizadas no Museu Vivo da Ciência, com visitas de alunos de escolas públicas do município e palestras sobre temas relacionados ao meio ambiente: “Agrotóxicos: poluição ambiental e riscos para a saúde pública”, com a professora Shirleide Santos, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); “Bem-estar animal e zoonose”, com a professora Catalina de Oliveira Melo, da ONG Fórum Municipal de Prospecção de Bem-estar Animal; e “Educação Ambiental: Experiências com o projeto de coleta seletiva em bairros de Campina Grande”, com a professora Mônica Pereira, da UEPB. A programação também incluiu coleta de lixo eletrônico durante todo o dia no Museu. 

 

Nos dias 04 e 05 de junho, ao lado de outras instituições que atuam no município, o Insa participa de feira e distribuição de mudas das 8h às 17h, na Praça da Bandeira. Na ocasião o Insa apresenta à sociedade alguns dos projetos que desenvolve na área de meio ambiente: Projeto Águas, que estuda a viabilidade técnica, econômica e socioambiental de captação de água de chuva e de uso de águas residuárias em comunidades urbanas e rurais; Ensaio Ambiental, projeto de educação ambiental desenvolvido com alunos de escolas públicas; Monitoramento sistêmico do processo de desertificação; e Sistema de Gestão da Informação e do Conhecimento do Semiárido Brasileiro (SIGSAB), que sistematiza dados e informações confiáveis sobre a região em plataforma web, a fim de eventualmente subsidiar políticas públicas para o Semiárido brasileiro.

 

O Insa também distribuiu 250 mudas de plantas nativas da Caatinga, produzidas no viveiro da sua Estação Experimental e distribuídas com o intuito de combater à desertificação. 

 

Dia Mundial do Meio Ambiente 

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano, momento no qual se democratizavam as preocupações com a questão ambiental. Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, é ocasião em que cataliza a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental. 

 

Texto: Catarina Buriti (Ascom do Insa)