Portal do Governo Brasileiro

Observatório astronômico instalado em município pernambucano Observatório astronômico instalado em município pernambucano

O Seminário acontece às 14h30, na sede do Insa, em Campina Grande (PB), e na ocasião será apresentado projeto do Observatório Nacional instalado em município da região semiárida

 

Nesta segunda-feira, dia 9, às 14h30, será realizado no Insa Seminário Institucional sobre o Projeto Impacton: um observatório no sertão, com a pesquisadora do Observatório Nacional (ON/MCTI), Teresinha Rodrigues.

 

O projeto Impacton tem como objetivo a instalação e operação de um observatório astronômico dedicado à pesquisa de pequenos corpos do Sistema Solar. Esta iniciativa, além da operação pioneira de um telescópio robótico, integra o Brasil aos programas internacionais de busca, seguimento e estudo das propriedades físicas de asteróides e cometas potencialmente perigosos para a Terra. Instalado no município de Itacuruba (PE), o Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI) iniciou a operação em março de 2011.

 

No Seminário serão apresentadas as motivações, fases de instalação do projeto e os desafios encontrados para a sustentabilidade do OASI, particularmente no que diz respeito às exigências técnicas de um projeto astronômico e as características da região semiárida.

 

Texto: Catarina Buriti (Ascom do Insa)