Portal do Governo Brasileiro

A coleção (Re)conhecendo o Semiárido lança seu primeiro número voltado para popularização do conhecimento cientifico sobre o Semiárido 

 

O primeiro número da coleção (Re)conhecendo o Semiárido com o título “O Semiárido brasileiro: Riquezas, diversidades e saberes” será lançado no Semiárido em Foco,  um programa semanal de popularização da ciência do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, no auditório de sua sede administrativa, em Campina Grande (PB), no dia 27 de junho às 14h.

 

Em sua primeira edição os autores da cartilha, pesquisadores do Insa,  escreveram um fascículo no qual reuniram textos e imagens para representarem os diferentes aspectos sociais, culturais e ambientais do Semiárido brasileiro.

 

A obra explica de modo didático o conceito de Semiárido, dos climas semiáridos no Brasil, na América Latina e no restante do planeta, traz dados sobre os estados e municípios da região semiárida, diferencia as diversas regiões naturais do Semiárido brasileiro, faz uma retrospectiva histórica e apresenta as ações do Insa na região.

 

Para Aldrin Martin Pérez Marin, Coordenador de Pesquisa do Insa, o principal propósito da coleção é popularizar a ciência para as populações do Semiárido.

 

Ele analisa que “grande parte das publicações técnico-científicas ficam sem serem compreendidas pelas pessoas que no dia a dia transformam seu ambiente e também que o pesquisador precisa superar esse desafio”. Para Aldrin Peréz, somente uma comunicação científica popularizada para os diversos atores sociais e institucionais que atuam no Semiárido brasileiro, no restante do Brasil e no mundo fará com que as comunidades se apropriem do conhecimento produzido pela academia.

 

Os temas dos demais números da coleção serão escolhidos a partir de consultas populares e atenderão aos interesses das populações locais.

 

O Semiárido brasileiro

 

O Semiárido brasileiro é formado por municípios localizados em oito estados da região Nordeste – Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe e em um da região sudeste – Minas Gerais. Na região vivem mais de 22 milhões de pessoas, distribuídas em uma área 980.133.079 km².

 

Texto: Rodeildo Clemente (Ascom do Insa)