Portal do Governo Brasileiro

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

Em sua 20ª edição, o evento acontecerá em Campina Grande (PB), no período de 04 a 07 de novembro de 2014 

 

Encontram-se abertas até dia 30 de agosto inscrições para o 20º Encontro de Genética do Nordeste (ENGENE), evento realizado pela Universidade Estadual da Paraíba (Uepb), com apoio da Sociedade Brasileira de Genética (SBG). O Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI) é uma das instituições promotoras do evento. 

 

O ENGENE é destinado a profissionais, pesquisadores de institutos nacionais e regionais, docentes de instituições públicas e privadas de ensino superior, estudantes de pós-graduação e graduação, bem como professores e alunos do ensino médio.

 

O objetivo central é integrar profissionais e estudantes das diversas áreas relacionadas à Genética, no âmbito das Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Agropecuárias, promovendo a divulgação do conhecimento científico junto à comunidade acadêmica, ao setor de serviços e à população da região, fomentando a integração dos grupos com interface na área de genética, promovendo uma releitura e discussão dos temas concernentes à genética e sua aplicabilidade.

 

O ENGENE foi criado por iniciativa de pesquisadores do Nordeste atuantes na área de Genética e tornou-se um importante evento científico regional. Sua primeira edição ocorreu em 1984, em João Pessoa (PB), percorrendo em seguida todos os estados do Nordeste. Ao longo destes 28 anos de realização, tem promovido importantes discussões dos problemas regionais abordados no âmbito da genética.

 

Programação 

 

Na programação deste ano estão previstas a realização de 14 (catorze) conferências, 14 (catorze) mesas-redondas, sessões de painéis e 16 (dezesseis) minicursos, que contemplam as áreas Ensino de Genética e Biologia Molecular; Genética, Evolução e Melhoramento de Plantas; Genética, Evolução e Melhoramento Animal; Genética Humana e Médica; Genética de Microrganismos; Mutagênese; e Genômica, Bioinformática e Biologia de Sistemas. A pesquisadora da área de melhoramento genético vegetal do Insa, Fabiane Rabelo da Costa Batista, ministrará o minicurso Ferramentas citomoleculares para estudos de genética vegetal.

 

Paralelamente ao evento ocorrerá o 2º Simpósio de Genética Humana e Médica do Nordeste e a programação especial do Genética na Praça com exposições, oficinas, exposição de pôsteres e palestras destinadas aos educadores e professores que atuam no Ensino de Biologia.

 

Saiba mais: http://www.engene-sbg.com.br/