Portal do Governo Brasileiro

Alunos conhecem projeto na Estação Experimental do Insa Alunos conhecem projeto na Estação Experimental do Insa

Na manhã desta sexta-feira, dia 29 de agosto, cerca de 60 alunos do ensino  fundamental da Escola Santa Terezinha, do município de Campina Grande (PB),  visitaram as instalações da sede e da Estação Experimental do Instituto Nacional do Semiárido   (Insa), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Os estudantes conversaram com alguns pesquisadores sobre o Semiárido brasileiro e  conheceram os projetos científicos e de desenvolvimento tecnológico produzidos no Insa.

 

Visitaram o Cactário e a Estação de Reuso e Captação de Água de Chuva dentro do complexo administrativo e depois seguiram para a Estação Experimental, localizada no sítio Lucas.  Lá assistiram a uma apresentação sobre educação ambiental e conhecerem projetos de combate à desertificação e multiplicação de plantas nativas do Semiárido.

 

A atividade ocorreu dentro da programação do Programa Semiárido em Foco. O propósito de organizar visitas regulares de alunos dos Ensinos Fundamental e Médio para conhecerem o trabalho desenvolvido no Insa integra a estratégia institucional de popularização da ciência e formação educacional com base na realidade local dos alunos.

 

Durante as visitas os professores das escolas visitantes e os pesquisadores e técnicos do Insa demonstram aos estudantes como os assuntos abordados em sala de aula podem ser compreendidos como conteúdos do dia a dia.

 

Na pedagogia proposta dentro do contexto da popularização da ciência o cotidiano é apropriado para despertar o interesse científico nas crianças e nos adolescentes.

 

Texto: Rodeildo Clemente (Ascom do Insa)