Portal do Governo Brasileiro

Ilustração: Ascom/InsaIlustração: Ascom/Insa

De acordo com Síntese divulgada pelo Insa, em quatro anos a população do Semiárido brasileiro cresceu mais de 5%. A estimativa para a região foi feita com base nas estimativas populacionais dos municípios em 2014, realizadas pelo IBGE e publicadas na última quinta-feira (28)

 

A população estimada do Semiárido brasileiro já ultrapassa 23,5 milhões de habitantes. De acordo com a Síntese divulgada ontem, dia 02 de setembro, pelo Sistema de Gestão da Informação e do Conhecimento do Semiárido (Sigsab), em quatro anos a população da região atingiu crescimento de mais de 5%. A população equivale hoje a pouco mais de 34% da população do Nordeste e a cerca de 12% da do país.

 

O Sigsab é uma ferramenta desenvolvida pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI) com a finalidade de reunir e disponibilizar informações e conhecimentos gerados para a região semiárida brasileira.

 

A estimativa populacional para a região semiárida foi feita com base nas estimativas das populações residentes nos municípios em 2014, divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última quinta-feira, dia 28 de agosto.

 

Para acessar a Síntese da População do Semiárido estimada para 2014, clique aqui

 

Mapeamento 

 

Em 2012, o Insa divulgou o livro Sinopse do Censo Demográfico para o Semiárido Brasileiro, elaborado com base no Censo Populacional divulgado pelo IBGE em 2010. O mapeamento atende à necessidade de o Instituto disponibilizar informações atualizadas acerca das principais características populacionais da região semiárida brasileira, na busca de cumprir seu papel institucional, que é executar e divulgar estudos e pesquisas para o fortalecimento e o desenvolvimento da região.

 

Texto: Catarina Buriti (Ascom do Insa)