Portal do Governo Brasileiro

As inscrições podem ser feitas até dia 31 de dezembro. O evento acontecerá em Ilhéus (BA) e terá como foco a legislação de uso e conservação dos solos do Nordeste

 

Desde o dia 20 de agosto, estão abertas as inscrições para a 2ª Reunião Nordestina de Ciência do Solo (RNCS) e o 3º Seminário Baiano de Solos, eventos que ocorrerão, de maneira integrada, no período de 8 a 12 de dezembro. Realizado pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, na cidade de Ilhéus (BA), o encontro tem por objetivo reunir profissionais de instituições públicas e privadas da região Nordeste para discutir sobre a legislação de uso e conservação dos solos.

 

O evento contará com palestras, mesas-redondas, minicursos e apresentações de trabalhos, atividades relacionadas com o tema central do evento “Agenda de uso e conservação do solo: por que não?”. A realização é da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

 

Um dos encaminhamentos da 1ª RNCS foi o desafio de iniciar uma discussão acerca da legislação de uso e conservação dos solos do Nordeste, afinal grande parte desta região apresenta riscos potenciais de degradação deste recurso natural, relacionados, inclusive, à intensificação do processo de desertificação. A primeira edição da RNCS aconteceu no município de Areia (PB), em 2013, e o Instituto Nacional do Semiárido (Insa) foi uma das instituições realizadoras. O tema daquele ano foi “Soluções e Desafios para o Uso Sustentável dos Solos da Região Nordeste” e contou com a participação de mais de 500 profissionais e estudantes.

 

Saiba mais: http://www.rncs2014.org/

 

Texto: Matheus Lino (Ascom do Insa)