Portal do Governo Brasileiro

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

O curta “Sem Terrinhas – Assentamento Oziel Pereira” foi selecionado para ser exibido no Festival Secas, em Sumé (PB)

 

Nos próximos dias 13 e 14 de novembro o filme “Sem Terrinhas- Assentamento Oziel Pereira” produzido pelos alunos do Projeto Semiárido em Tela, coordenado pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), será exibido durante a programação do Festival Secas, Semana de Cultura e Arte de Sumé (PB). O filme foi selecionado pela curadoria do evento e será exibido em duas sessões da programação.

 

O documentário apresenta a cultura da infância a partir das brincadeiras e a relação destas com a educação do campo e a luta pela terra dentro de um assentamento da reforma agrária organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Todos os anos o MST realiza, em outubro, a “Jornada dos Sem Terrinhas”, um importante espaço de visibilidade à realidade vivenciada pelas crianças acampadas e assentadas, pautando temas que as afetam diretamente. 

 

O curta “Sem Terrinhas – Assentamento Oziel Pereira” foi produzido pelas próprias crianças participantes do Projeto Semiárido em Tela, que tiveram contato com a produção cinematográfica pela primeira vez durante as oficinas. As exibições ocorrerão gratuitamente em praça pública. 

 

Festival Secas

 

A Secas, Semana de Cultura e Arte de Sumé, é um festival de artes integradas que acontece em Sumé, no Cariri paraibano, que tem como objetivo, contribuir para a democratização do acesso aos bens culturais. 

 

Semiárido em Tela 

 

O Semiárido em Tela foi idealizado pelo Insa junto com o projeto Cine Mandacaru e tem como objetivo principal transmitir e re-pensar a ciência através da formação em auto-registro audiovisual.

 

O projeto atua em comunidades em que o Insa  desenvolve pesquisas científicas, um deles acontece na agrovila Lagoa do Jogo, no Assentamento Oziel Pereira, em Remígio (PB). A iniciativa ocorre por meio de uma parceria com a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), que realiza o  projeto “Sistemas Agrícolas Familiares Resilientes a Eventos Ambientais Extremos no Contexto do Semiárido Brasileiro”. 

 

Confira o teaser do filme Sem Terrinhas

 

Texto: Kel Baster (Ascom do Semiárido em Tela)