Portal do Governo Brasileiro

Capacitação em AudiovisualCapacitação em AudiovisualO Núcleo de Popularização da Ciência e Tecnologia do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) realizou na última sexta-feira dia 13, na sede do instituto, uma capacitação em audiovisual para jovens do Coletivo Asa Cariri Oriental (Casaco) e do Núcleo de Extensão Rural Agroecológica (Nera) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

 

O objetivo da atividade é tornar possível a produção de um vídeo documentário sobre as experiências das famílias agricultoras em Biodiversidade, voltadas para a conservação das raças de galinhas de capoeira.

 

Para Felipe Lavorato, facilitador da atividade e integrante do Núcleo de Popularização da Ciência e Tecnologia do Insa, “a experiência de difundir conhecimentos sobre a concepção da linguagem visual é muito significativa, neste processo de construção coletiva entre o Insa e as organizações sociais. Com o intuito de fortalecer agentes multiplicadores da comunicação audiovisual no Semiárido Brasileiro”, afirmou.

 

A partir da capacitação, as próprias jovens agricultoras vão produzir a sistematização em audiovisual da experiência das famílias envolvidas na pesquisa que está sendo desenvolvida no território do Cariri Oriental da Paraíba.

 

Projeto Semiárido em Tela

 

O Projeto Semiárido em Tela é uma iniciativa do Insa com o objetivo de pesquisar, capacitar, registrar e difundir a ciência e a tecnologia por intermédio do cinema, sendo a própria população protagonista na produção de obras audiovisuais que contam histórias de convivência com o Semiárido.

 

Texto e Fotos: Simone Benevides
(Núcleo de Popularização da Ciência do Insa)
Edição: Ascom do Insa