Portal do Governo Brasileiro
Oficina de recuperação de solosOficina de recuperação de solos

As atividades foram promovidas por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, do Meio Ambiente e da Pesca do município de Parelhas (RN), Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Agricultura Familiar da Emater e Núcleo de Associações Comunitárias.

 

Nos dias 22 e 23 de fevereiro ocorreu em Parelhas (RN), município localizado no Núcleo de Desertificação do Seridó, o 2º Mutirão do Dia de Campo com os agricultores familiares e instituições parceiras do projeto IICA-DCD-SEDR-MMMA . A cooperação tem como objetivo difundir técnicas e boas práticas de manejo dos recursos ambientais do Semiárido e de combate à degradação dos solos. Oferecendo desta forma as comunidades, condições de sobrevivência através da utilização das tecnologias sociais de convivência com o Semiárido.

 

A ação é fruto da articulação entre Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Agricultura Familiar (STTR), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater–RN), Cooperativa Agropecuária do Seridó (Capesa), Prefeitura Municipal de Parelhas (RN), e Instituto Nacional do Semiárido (Insa). As oficinas foram ministradas pelo agrônomo João Macedo consultor do IICA/INSA.

 

No primeiro dia de atividade, foi realizada no Sitio Mulungu uma oficina sobre técnicas de recuperação de água e solo em áreas degradadas da Caatinga, onde foram utilizadas técnicas para combate a erosão, em um pequeno riacho existente na propriedade.

 

Já no dia 23, foi dado continuidade a ação de boas práticas para recuperação de solo que vem sendo desenvolvida desde o mês de dezembro na comunidade do Sitio Cobra, utilizando a técnica do Barramento Base Zero. Ao final das atividades houve também a distribuição de mudas nativas da Caatinga para os agricultores da região. 

 

Encaminhamentos

 

No dia 22 de março irá acontecer em mais duas comunidades pertencentes ao município de Parelhas (RN) oficinas de capacitação para o combate à desertificação, utilizando a técnica de barramento sucessivo com o uso de pedras em áreas de erosão. A primeira ação acontecerá no Sitio Cidade e a segunda no Sitio Barra da Craibeira. 

 

Texto: Renally Amorim

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Foto: João Macedo