Portal do Governo Brasileiro

Ilustração da capaIlustração da capaCom o objetivo de refletir sobre o Semiárido brasileiro através de um olhar multifacetado sobre a região, foi tornado público em 2010 o edital MCTI-INSA/CNPq/CT-Hidro/Ação Transversal nº 35/2010, fruto do conjunto de esforços entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

O edital foi organizado em quatro linhas temáticas, que envolvem recuperação de áreas degradadas do Semiárido Brasileiro, exploração econômica das suas potencialidades, difusão de tecnologias para convivência com a seca e capacitação de educadores e agentes de extensão da região, congregando assim ações para o desenvolvimento sustentável da região semiárida.

 

Dentre as vinte e quatro propostas aprovadas, todas vinculadas a Instituições de Ensino Superior (IES), três objetivaram a produção de materiais didáticos e paradidáticos, enquanto vinte e uma a criação de cursos de especialização. Desde então, o Insa/MCTIC acompanhou de perto o andamento dos cursos, realizando reuniões junto aos coordenadores, criando um espaço de articulação para debater questões relacionadas ao contexto do Semiárido.

 

Como resultado dos trabalhos realizados no âmbito das ações previstas no Edital nº 35/2010, foram selecionados nove artigos que tratam das relações sociais, econômicas, políticas, ambientais e culturais do Semiárido, para compor o livro Educação Contextualizada para a convivência com o Semiárido brasileiro: debates atuais e estudos de caso. A publicação produzida em 2015 lança luz sobre as vivências dos autores de estabelecer um diálogo aberto com os leitores, e foi estruturada em três partes, abordando questões relacionadas à educação contextualizada.

 

Seguindo o direcionamento da obra lançada em 2015, surgiu a proposta para criação de um segundo livro, dessa vez focando o papel social, tecnológico e político da temática convivência com o Semiárido. A obra Vivências e práticas para a coabitação no Semiárido: ensaios e reflexões foi finalizada em 2017 e traz discussões que abordam a  convivência com a região semiárida, aprofundando as relações do ser humano com o espaço que habita.

 

O lançamento oficial das obras está previsto para acontecer no dia 19 de Julho de 2017, na sede do Insa, em Campina Grande (PB), e serão disponibilizadas no site do Instituto em formato eletrônico.

 

Acesse as obras Educação Contextualizada para a convivência com o Semiárido brasileiro: debates atuais e estudos de caso e Vivências e práticas para a coabitação no Semiárido: ensaios e reflexões  no site do Insa. 

Texto: Ascom do Insa
* Com informações dos autores.




NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS