Portal do Governo Brasileiro

O ciclo de palestras Semiárido em Foco tem como convidados, nesta sexta-feira, dia 03 de Agosto de 2012, os professores José Gabriel Silveira Correia e Mércia Rejane Rangel Batista para proferirem a palestra Antropologia e o Semiárido: Cenários e Atores.

 

O professor José Gabriel é Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre e Doutor em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAS/MN/UFRJ) e a professora Mércia Rejane é bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre e Doutora em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAS/MN/UFRJ).

 

A palestra tem por objetivo propor uma reflexão sobre as possibilidades de diálogos com  públicos variados tendo como ponto de partida a Antropologia para analisar os encontros dos sertanejos e viajantes com a região semiárida.

 

Serão analisadas as narrativas dos primeiros cronistas desta região, muitas vezes lembrados como precursores dos atuais etnólogos e antropólogos. Nessas expedições os sertões eram um espaço para ser percorrido, descrito e domesticado. Todas essas incursões pelo Semiárido em séculos anteriores ajudaram a formatar a identidade nacional e viabilizar o conceito de ser brasileiro.

 

O Ciclo de Palestras Semiárido em Foco acontece na sede do Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI), em Campina Grande (PB), às sextas-feiras, a partir das 14h e tem entrada gratuita.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS