Portal do Governo Brasileiro

O tema do Semiárido em Foco desta semana será Indicação Geográfica (IG) do Arroz Vermelho do Vale do Piancó como estratégia de Desenvolvimento Regional, com palestra a ser proferida pela pesquisadora Fabiane Rabelo Costa.  O debate ocorre nesta sexta-feira, a partir das 14h, na sede do INSA/MCTI.

 

Em razão da importância alimentar, social e cultural que o arroz vermelho representa para a sociedade do Semiárido brasileiro, e de seu cultivo atualmente ser restrito a poucos Estados da região, um deles o Vale do Piancó (PB), em 2009, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), juntamente com a Federação de Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), iniciou o trabalho para reconhecimento dessa IG, como forma de preservar e valorizar o produto. Desde então, outras instituições tem se inserido neste trabalho e diferentes projetos vêm sendo desenvolvidos com este foco.

 

A palestrante possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2002), mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2004) e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela mesma universidade (2008), com período sanduíche na Texas A&M University, USA. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Genética, com atuação nos temas de citogenética, recursos genéticos vegetais e marcadores moleculares e atualmente é pesquisadora da área de melhoramento vegetal no Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI).

 

O debate é aberto ao público.

 

Texto: Catarina Buriti (Assessoria de Comunicação do Insa)