Portal do Governo Brasileiro

Técnicos e agricultores durante oficina de recuperação de solosTécnicos e agricultores durante oficina de recuperação de solos

Durante as oficinas foram trabalhados os conceitos de conservação de solo e recuperação de áreas degradadas, utilizando os próprios recursos das comunidades, a exemplo de pedras e plantas resistentes ao Bioma Caatinga.

 

Aconteceu entre os dias 22 e 24 de março no município de Parelhas (RN), as oficinas de “Boas práticas de convivência sustentável com a semiaridez e combate à desertificação”, para agricultores e técnicos da região do Seridó, ministradas pelo agrônomo João Macedo consultor do IICA-Insa.

 

As primeiras atividades ocorreram nos dias 22 e 23 na comunidade de Campo Rico, localizado na zona rural do município, e contou com a participação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Agricultura Familiar (STTR), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN), Cooperativa Agropecuária do Seridó (Capesa). Além da Secretária Municipal de Agricultura de Parelhas (RN), estudantes do curso de Meio Ambiente (Pronatc) e Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC). Na propriedade foram construídos barramentos contínuos (Sistema Base Zero) e de renques de pedras em curva de nível, para controle de erosão e capitação de água en situ.

 

Já no dia 24, foram realizados trabalhos na comunidade Domingas e Almas, onde além das estratégias para contenção da erosão, foram utilizadas técnicas de manejo e conservação de pastagem nativa, com o objetivo de preservar o Stylosanthes, espécie de forrageira de alto valor nutritivo, que atua na proteção de solo, combatendo a erosão, contribuindo para redução dos impactos ambientais e possibilitando maior ganho de peso nos animais.

 

Encaminhamentos

 

Dando continuidade ao que foi desenvolvido nas oficinas de capacitação, os agricultores das comunidades dos municípios de Parelhas (RN), irão realizar em suas propriedades práticas de combate a desertificação, utilizando as técnicas já trabalhadas. Como também, serão realizadas ainda neste mês de abril, atividades como estas nas demais comunidades da região do Seridó.

 

Texto: Renally Amorim (Ascom do Insa)
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Foto: João Macedo