Portal do Governo Brasileiro

Logomarca do Boletim InformativoLogomarca do Boletim Informativo

Hoje dia 05 de maio, o Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC) lança mais uma edição do seu Boletim Informativo. Editado mensalmente pela Assessoria de Comunicação, o Informativo está em seu quinto ano de circulação em formato eletrônico e aborda as principais ações realizadas pelo Insa.

 

Nesta edição de abril o boletim destaca a divulgação dos dados do processo de desertificação nos Núcleos do Seridó e Cariris paraibanos feitas pelo Insa, e que já estão disponíveis no Sistema de Gestão da Informação e do Conhecimento Brasileiro (Sigsab). O estudo apontou que desde os anos 1990, alguns dos 32 municípios que compõem o núcleo do Seridó apresentaram uma perda de vegetação considerável (variando de 50% a 100%). Já no núcleo do cariri a área de cobertura vegetal corresponde apenas 50%.

 

Outro ponto abordado foi à segunda reunião do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT): Observatório Nacional da Dinâmica da Água e do Carbono no Bioma da Caatinga (ONDACBC), que teve como objetivo discutir a padronização do monitoramento dos estoques de água e carbono na Caatinga. O observatório permitirá que pesquisadores em rede construam um sistemático banco de dados com informações climáticas, ecohidrológicas e de ciclagem biogeoquímica de carbono, fundamentais para formular estratégias de adaptação às mudanças climáticas.

 

O boletim de abril também traz o Projeto Semiárido em Tela do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTIC), que realizou uma seção do Cineclube Outros Olhares no Centro Municipal de Convivência do Idoso de Campina Grande (PB). Na ocasião foi exibido o filme “5 vezes Chico, o velho e sua gente” (2015), e logo após foi promovido o debate entre os participantes sobre a transposição do Rio São Francisco, preservação e importância do rio para a população ligada diretamente a ele. A atividade foi realizada pela equipe do Núcleo de Popularização da Ciência do instituto, e contou com um público de mais de 60 idosos.

 

Para ler estas e outras matérias do Boletim Informativo do Insa na íntegra, clique aqui.

 
Texto: Renally Amorim (Ascom do Insa)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.