Portal do Governo Brasileiro

Mudas e palma entregues pelo INSA (foto: Alysson Lima)Mudas e palma entregues pelo INSA (foto: Alysson Lima)

 

Agricultores e agricultoras do município de Umbuzeiro receberam do viveiro de produção de mudas nativas do Núcleo de Desertificação e Agroecologia do Instituto Nacional do Semiárido a doação de mudas de Umbu (Spondias tuberosa L.), Gliricidea (Gliricidia sepium Jacq.) e raquetes-sementes de Palma Forrageira cv. Orelha de Elefante Mexicana (Opuntia stricta Howard), no dia 11 de fevereiro de 2021.

 

A ação que faz parte do projeto Saberes no Semiárido Transforma do Núcleo de Desertificação e Agroecologia, supervisionado pelo pesquisador Dr. Aldrin Perez Marin, atendeu uma solicitação do próprio município de Umbuzeiro, fronteiriço com o estado de Pernambuco e localizado no semiárido paraibano. O pesquisador responsável pelo viveiro, Alysson Lima, realizou demonstrações e orientações técnicas para o plantio e manejo correto das 150 mudas de umbu, 160 de gliricidea e 2.000 raquetes-sementes de palma forrageira cv. orelha de elefante mexicana que foram doadas.

 

A finalidade do Umbu é incentivar, revitalizar e ampliar a cadeia produtiva do fruto que possui grande potencial econômico da região. Já as mudas de gliricidea e a palma forrageira são para ampliar e fortalecer o fornecimento de proteínas ao rebanho pecuário do município, cuja bacia leiteira configura entre as mais produtivas do Estado. Além de Umbuzeiro, o viveiro de produção de mudas nativas do INSA busca atender os municípios do Semiárido Brasileiro que tenham interesses no reflorestamento da Caatinga e conservação ambiental.

 

Colaboradores:  Aline Gama de Almeida 
Edição: Ascom do Insa 

 

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS