Portal do Governo Brasileiro
Divulgação Divulgação

 

O pesquisador Wolfgang Harand, representando o Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI), a Universidade de Pernambuco (UPE) e a Phytotec Tecnologia Ltda assinou os termos de outorga de subvenção econômica do projeto para aperfeiçoar a produção de bioinseticida a partir das sementes do Nim (Azadirachta indica A. Juss.) aprovado nos editais da CENTELHA/PE (08/2019) e TECNOVA 2 (24/2019).
 
O Nim já é usado como inseticida natural por produtores em todo o mundo e possui fundamentação científica, mas ainda não existe um produto nacional registrado no mercado brasileiro que importa de outros países. Com o objetivo de desenvolver o produto e agregar valor à cadeia produtiva nacional de forma completa, o INSA fechou uma parceria com a empresa phytoTEC. Desenharam juntos o projeto intitulado "Otimização da produção de bioinseticida natural via rota biotecnológica" que possui um processo inovador, baseado nos princípios da química verde, evitando solventes agressivos e desperdício de insumos na produção. A nova técnica, ainda em escala piloto, extrai o princípio ativo do Nim em menos tempo e com rendimento muito superior quando comparado com técnicas convencionais para disponibilizar um produto eficiente, seguro e com eficácia comprovada.
 
A assinatura dos termos ocorreu no evento virtual da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE) do dia 09 de dezembro de 2020 que contou com a presença do Diretor Presidente da FACEPE, Prof. Fernando Jucá, do Superintendente da Área de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento, da FINEP, Dr. Marcelo Nicolas Camargo, do Secretário de CT&I do Estado de Pernambuco, Dr. Lucas Ramos, da Diretora de Inovação da FACEPE, Dra. Aronita Rosenblatt e dos representantes das empresas com projetos aprovados nos respectivos editais.


Colaboradores: Núcleo de Biodiversidade, Edição: Aline Almeida
Publicado por Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS