Portal do Governo Brasileiro

INSA distribui palma para agricultoresINSA distribui palma para agricultores

 

De acordo com a estimativa, neste primeiro corte serão distribuídas cerca de 180 mil raquetes

 

O Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI) iniciou no começo do mês de dezembro a distribuição de palma forrageira para agricultores do município de São Fernando (RN), por meio do Projeto Segurança Forrageira e Produção Madeireira em Bases Agroecológicas no Semiárido Brasileiro.

 

O Projeto que conta com o apoio do Banco do Nordeste (BNB), da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP) e com a parceria das prefeituras de São Fernando (RN) e Frei Martinho (PB), implantou uma unidade de pesquisa e multiplicação com palma forrageira resistente a Cochonilha-do-Carmim em consórcio com outras espécies forrageiras e madeireiras irrigadas com água residuária nos municípios de São Fernando (RN) e Frei Martinho (PB).

 

Entre os dias 03 e 18 de dezembro de 2020, está sendo realizada a primeira colheita da palma na Unidade de São Fernando (RN), onde os agricultores interessados realizaram inscrição junto ao Gabinete Municipal da Palma, e foi programado um agendamento para o corte e retirada da palma do campo, afim de evitar aglomerações, devido ao período atual da pandemia do COVID-19.

 

O agricultor Marcílio, da Comunidade Umarizeiro, foi o primeiro do município de São Fernando agendado para colheita no dia 03, na sua percepção o projeto vem dar suporte no manejo da forrageira, “Esse projeto é uma iniciativa muito louvável, muito boa, pois é uma forragem que a gente não tinha a habilidade de lutar com ela aqui no Seridó. Já se está percebendo que traz um resultado muito positivo, não resta nenhuma dúvida. É uma coisa que não quer (sic) muita mão de obra pra ser implantada, depois que você implanta, pra manter também não tem que estar todo tempo ali, é uma coisa fantástica! Eu sou um dos defensores pra levar esse projeto bem a frente!”, afirmou ele.

 

O Projeto

O projeto intitulado “Segurança forrageira e produção madeireira em bases agroecológicas no Semiárido brasileiro” tem como objetivo estudar a palma forrageira consorciada com leguminosas nativas adaptadas, irrigada com esgoto municipal tratado, visando contribuir com a segurança alimentar do rebanho e com a produção de madeira.

 

INSA distribui palma para agricultoresINSA distribui palma para agricultores

 

INSA distribui palma para agricultoresINSA distribui palma para agricultores

 

 

Colaboradores: Núcleo de Produção Vegetal, Edição: Renally Amorim

Publicado por Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS