Portal do Governo Brasileiro

Fórum SemiáridoFórum Semiárido

 
Evento será aberto pelo Vice-Presidente da República Hamilton Mourão e durante três dias conta com a presença confirmada de diversos Ministros de Estado, dentre eles, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, astronauta Marcos Pontes. Também participa da abertura do evento a Diretora do Insa, Mônica Tejo Cavalcanti
 
Começa hoje, dia 03, ao meio-dia no Teatro Municipal e também na sede da UFERSA, em Mossoró (RN), o Fórum de Desenvolvimento do Semiárido 2020. O evento é uma proposta da Frente Parlamentar Mista em Prol do Semiárido, liderada pelo Deputado Federal General Girão (RN) fundada com o objetivo de acompanhar, fiscalizar, organizar, promover, dialogar, consolidar demandas e sugerir medidas que podem ser adotadas em prol do desenvolvimento sustentável do Semiárido brasileiro, e do Instituto Sagres – Política e Gestão Estratégica Aplicadas. O evento será encerrado no sábado, dia 05 de dezembro.
 
O Fórum de Desenvolvimento do Semiárido configura-se como um espaço de oferta de oportunidades de investimentos, um ambiente de conhecimento e convergência de propostas dos diferentes agentes, públicos e privados, interessados em desenvolver ações de fomento a investimentos multisetoriais em empreendimentos que definirão um amplo programa de desenvolvimento econômico e social do Semiárido nordestino. Tornando-se em um ambiente para a apresentação e o debate de propostas que subsidiarão a formulação do Plano de Desenvolvimento do Semiárido, cujo objetivo é o aproveitamento das possibilidades econômicas da região e o alcance de metas socioeconômicas, hídricas e ambientais.
 
Os temas debatidos abarcam as áreas de Recursos Hídricos, Energia, Agronegócio, Mercado, Comércio e Relações Exteriores, Recursos Minerais, Turismo, Transporte e Logística, Novas Tecnologias e Inovações, Educação e Capacitação, Comunicação e Tecnologia da Informação, Meio Ambiente e Segurança Pública.
 
A Diretora do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Mônica Tejo Cavalcanti, estará presente na abertura do evento e participará nos demais dias da programação sempre ressaltando os projetos do Insa para a sociedade e elaborando novas oportunidades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico com os parceiros presentes, expandido o horizonte do ecossistema de pesquisas realizadas no/para o Semiárido brasileiro. O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), astronauta Marcos Pontes participará do Fórum de Desenvolvimento do Semiárido 2020 na manhã da sexta-feira, dia 04, com apresentação dos diversos projetos do MCTI, planejamentos e, também, realizando a prestação de contas de entregas do Ministério para a região semiárida.
 
O Fórum é uma realização do Instituto Sagres, coordenada pela Frente Parlamentar mista em prol do Semiárido, organizada pela Codevasf e MDR, e apoiada pela Ufersa, CNI, Insa, Embratur, CPRM, Sebrae, Banco do Brasil, Biogeoenergy, Telebrás, Conab, Apexbrasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e Itaipu Binacional.
 
Texto: Ascom do Insa

Rodeildo Clemente

Ilustração: Divulgação

Informações do Fórum de Desenvolvimento do Semiárido 2020 


NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS