Portal do Governo Brasileiro

DivulgaçãoDivulgação

 

O Cavalo Nordestino, também conhecido como Cavalo Crioulo Nordestino, Cavalo de Mourão, Cavalo Pé Duro Nordestino ou Cavalo Sertanejo do Nordeste, é como o próprio nome indica, uma raça de cavalos surgida na região; presente há mais de 400 anos no Sertão Nordestino. É reconhecido por sua multifuncionalidade e facilidade de adaptação em ambientes inóspitos, e por suportar condições climáticas desfavoráveis, como: clima quente e escassez de água. É uma raça ameaçada de extinção, e nos últimos 10 anos, muitos esforços foram levantados por parte de criadores e pesquisadores, para o seu resgate, e sua necessária valorização.

 

Com objetivo de discutir sobre a preservação, experiências, importância e o futuro do animal, que o Núcleo Sistemas de Produção Animal do Insa, discutirá nesta semana no evento on-line a temática “Cavalo Nordestino: Preservação e uso”.
Na oportunidade, serão debatidos assuntos sobre Aspectos históricos, culturais e sociais; o resgate, preservação e conservação; caracterização genética, importância da raça, potencialidades e desafios; a organização dos criadores; experiências existentes e os direcionamentos que devem ser tomados para o futuro da raça na visão dos criadores e de pesquisadores.

 

Participarão como palestrantes Luís Cleber (Presidente da ABCCN) e Denea de Aráujo (professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFPE); com moderação de Geovergue Medeiros (Insa), e participação especial de Diógenes Anchieta (Coletivo).

 

O evento acontecerá na quinta-feira, dia 19, a partir das 15 horas, na página do Facebook e no canal oficial do Insa no YouTube. O evento é aberto para todos os públicos interessados, e a inscrição pode ser feita através do link: https://www.even3.com.br/cavalonordestino2020/

 

 

Texto: Ascom do Insa

Estagiária: Elaine Campelo 

Edição: Rodeildo Clemente

Imagem: Divulgação

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.




NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS