I Ciclo de Debates
O evento I Ciclo de Debates sobre agroflorestas no Semiárido acontecerá de forma virtual de 16 a 18 de novembro pela plataforma do ZOOM e será realizado por meio da parceria entre a Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), Centro Sabiá, Caatinga, CETRA, IRPAA, Refaisa, Insa e Embrapa. No Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a participação acadêmica e a apresentação da prática profissional se dará por intermédio do pesquisador permanente do Núcleo de Agroecologia e Combate à Desertificação, Dr. Aldrin Martin Pérez, que durante as discussões pautará os desafios e as perspectivas dos Sistemas Agroflorestais na região Semiárida do Brasil.
Agrofloresta na Caatinga
A agrofloresta é um sistema de combinação entre manutenção de florestas nativas e algumas práticas agropecuárias que auxiliam na recuperação e proteção do solo, protegendo-o de intempéries do meio ambiente, como a insolação e impactos dos ventos, evitando desse a erosão com uso de pouco ou nenhum insumo externo e agindo diretamente na recuperação da fertilidade da terra.
Este conjunto de fatores também atuará no sequestro de carbono e na proteção hídrica do local, agindo como uma variante de manutenção do ecossistema.
Este processo pode ser descrito como uma adaptação do que a natureza já faz naturalmente, sendo uma das muitas alternativas para minimizar os efeitos da desertificação da terra – advinda em grande parte das consequências do aquecimento global e desmatamento provocados pelo ser humano.
Além disso, também se torna uma estratégia eficaz para produção de alimentos, o que consequentemente auxilia não só na manutenção do bioma, mas também na soberania alimentar e/ou geração de renda para as famílias integrantes da agricultura familiar na busca de uma melhor convivência homem-natureza no Semiárido brasileiro.
O evento on-line contará com a participação de agricultores experimentadores, estudantes, técnicos, acadêmicos e pesquisadores.
Os interessados devem se inscrever através do link: https://bit.ly/inscriçãodebates.