Portal do Governo Brasileiro

DivulgaçãoDivulgação

 

Com objetivo de discutir sobre as experiências, importância e o futuro da raça na pecuária do Semiárido, o Núcleo Sistemas de Produção Animal do Insa, discutirá nesta semana no evento on-line a pauta “ Gado Curraleiro Pé-Duro: experiências da criação e estratégias para consolidação da raça”.

 

O gado Curraleiro Pé-Duro é uma raça nativa brasileira, mais frequentemente encontrada no Nordeste. Em 2012 foi reconhecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) por sua dupla aptidão para carne e leite; também é conhecida por sua rusticidade (resistência e tolerância a variáveis do meio ambiente, como: calor, estiagem e resistência a ecto e endoparasitas. Apesar de sua relevância para a convivência no Semiárido, considera-se que ela está em risco de extinção.

 

Na ocasião, serão debatidos assuntos sobre aspectos históricos, culturais e sociais; a importância da manutenção da raça e suas potencialidades; os desafios; a organização dos criadores; experiências existentes e os direcionamentos que devem ser tomados para o seu futuro, na visão dos criadores.

 

Participarão como palestrantes, João Batista Luzardo Soares Filho– Presidente da Associação Brasileira de Criadores do Gado Curraleiro Pé-Duro – ABCPD; Marcos Conde Medeiros – Diretor Técnico da ABCPD, e Hermes de Paula – Representante da ABCPD na região Centro-Oeste
;com mediação de Dra. Ana Paula Gomes Pinto (UAST/UFRPE), e participação especial de Reginaldo Bezerra (agricultor experimentador – STR Caraúbas, PB e CASACO).

 

O evento acontecerá na quinta-feira (12), a partir das 15h, na página do Facebook e no canal oficial do Insa no YouTube. O evento é aberto para todos os públicos interessados, e a inscrição pode ser feita através do link: https://www.even3.com.br/estrategiasconsolidacaogadocpd/

 

 

Texto: Ascom do Insa



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS