Portal do Governo Brasileiro

Áreas conservadas e desertificadasÁreas conservadas e desertificadas

 


As terras áridas formam a região mais suscetível ao processo de degradação do solo, processo conhecido popularmente como desertificação. Essa realidade está ligada tanto às variações climáticas, como a ações humanas, fatores altamente debatidos por analistas ambientais.

 

Atentos a esta problemática,  os pesquisadores o Núcleo de Desertificação e agroecologia do Insa, vem desenvolvolvendo diversos estudos para formular indicadores que determinem índices de desertificação, e que contribuam para o acesso à informação sobre o tema, como é o caso do artigo “Monitoring desertification in semiarid Brazil: Using the Desertification Degree Index (DDI)”. Este artigo  faz parte de uma série de artigos que serão publicados pelo Núcleo supracitado do Insa.

 


Traduzido para o português “Monitorando a desertificação no semiárido brasileiro: usando o Índice de grau de desertificação (DDI)”, o artigo foi formulado pelo pesquisador do Núcleo de Desertificação, Aldrin M. Perez Marin, com a colaboração dos pesquisadores: Jhony Vendruscolo, Evaldo dos Santos Félix, Karoline R. Ferreira, Wanderson C. S. Cavalheiro e Izaias M. Fernandes.

 


Para o estudo foram analisadas áreas conservadas e desertificadas, que foram avaliadas baseadas em alguns critérios, como: densidade de plantas lenhosas, riqueza de espécies lenhosas, altura do dossel e média basal. A metodologia escolhida é simples, de baixo custo operacional e eficiente para ser aplicada no monitoramento e combate à desertificação.

 

O artigo pode ser acessado na íntegra clicando aqui.

 

 

Texto: Ascom do Insa



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS