Portal do Governo Brasileiro

Mônica Tejo Cavalcanti, Diretora do Insa Mônica Tejo Cavalcanti, Diretora do Insa

 

Na última segunda-feira, 28, às 16 horas, foi lançada a Rede de Instituições Científicas e Tecnológicas do Nordeste. O Instituto Nacional do Semiárido, Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), localizado em Campina Grande (PB) integra a Rede composta por 24 ICT´s nordestinos, órgãos e entidades públicas que naquela mesma tarde lançaram conjuntamente a Rede ICT NORDESTE.

 

A Diretora do Insa, Mônica Tejo Cavalcanti, estava presente no lançamento da Rede de ICT´s que foi planejada para ser um espaço que reunirá representantes da produção de conhecimento, tecnologia e inovação aos atores políticos e tomadores de decisão.

 

Mônica Tejo, durante sua fala no painel on-line de autoridades apontou que Insa possui como missão ser um agente de transformação tecnológica e social no Semiárido brasileiro, concentrando esforços em pautas que corroborem a atuação institucional para fortalecimento da sustentabilidade, políticas públicas de impacto social, CT&I e também na construção do conhecimento dentro do próprio Semiárido.

 

Após apresentar as áreas de pesquisa do Insa, Mônica citou uma frase do patrono do Instituto, Celso Furtado, ela disse aos convidados do painel de autoridades que “o desenvolvimento regional na verdade diz respeito as metas de vida, desenvolver para criar um mundo melhor, que responde as aspirações do homem e amplia os horizontes de expectativas, só há desenvolvimento quando o homem se desenvolve. Esse é o recado, essa é a nossa orientação.”

 

Painel de Autoridades Painel de Autoridades

 

 

 

Deste cenário da última segunda-feira, dia 28, sairão estratégias para utilizar as fontes estaduais e regionais de financiamento à pesquisa, ensino e extensão universitária para a formação de políticas e estratégias de desenvolvimento regional sustentável.

 

Especificamente, a Rede de ICT´s Públicas do Nordeste pretende dialogar e contribuir com iniciativas de desenvolvimento dos estados do Nordeste, tanto individualmente como no âmbito do Consórcio Nordeste de Governadores.

 

O evento foi transmitido pelo canal da Universidade de Pernambuco no Youtube e contou com a presença do ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, representando o Comitê Científico do Nordeste, o Coordenador do Fórum de Pró-reitores do Nordeste, professor Robério Rodrigues, o representante do Conselho das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, professor Fábio Guedes, e o governador do Piauí Wellington Dias, representando o Consórcio de Governadores do Nordeste.

 

Texto: Ascom do Insa

 

Texto: Ascom do Insa

Informações da Rede de ICT´s Públicas do Nordeste
Imagem: Ilustração

 

 

 

 

 

 

 

 



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS