Portal do Governo Brasileiro

DivulgaçãoDivulgação

 

Cientistas coletarão dados sobre recursos genéticos no país: trabalho será realizado para elaboração do Terceiro Relatório Mundial sobre o Estado dos Recursos Genéticos Vegetais para Alimentação e Agricultura. O prazo para os profissionais de recursos genéticos e melhoramento vegetal participarem da pesquisa será até o dia 15 de setembro de 2020.

 

A Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) estão coletando informações e levantamentos para o desenvolvimento do Terceiro Relatório Mundial sobre o Estado dos Recursos Genéticos Vegetais para Alimentação e Agricultura (a exemplo do que foi feito em 2008-2009), com previsão para publicação pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), no ano de 2023.

 

O Insa, como instituição que se insere em todo o Semiárido brasileiro, tem papel de auxiliar nesse levantamento dos recursos genéticos vegetais da região Semiárida e seus usos na alimentação humana, animal e na agricultura.

 

O questionário deverá ser respondido até o dia 15 de setembro, por profissionais da área de recursos genéticos e melhoramento, e ajudará a chegar o mais próximo possível da realidade da conservação e dos trabalhos que estão sendo realizados na região Nordeste, e futuramente para implementação de ações de políticas públicas na área de estudo.

 

O pesquisador pode escolher responder um, dois ou até os três questionários, que são divididos em áreas de atuação. Para participar, acesse os links abaixo:

 

1.    Se você trabalha com variedades crioulas/tradicionais, extrativismo de plantas nativas, ou parentes silvestres das plantas cultivadas, clique aqui para responder ao questionário sobre conservação in situ e manejo local de recursos genéticos


https://limesurvey.sede.embrapa.br/index.php?sid=74436&lang=pt-BR 

 
 2.    Se você é curador ou responsável por bancos/coleções de germoplasma, clique aqui para responder ao questionário sobre conservação ex situ de recursos genéticos 

 

 https://limesurvey.sede.embrapa.br/index.php?sid=54289&lang=pt-BR

 

3.    Se você trabalha com pré-melhoramento ou melhoramento genético, clique aqui para responder ao questionário sobre uso sustentável de recursos genéticos

 

https://limesurvey.sede.embrapa.br/index.php?sid=72956&lang=pt-BR

 

Saiba mais AQUI

 

 

Texto: Ascom do Insa

Imagem: Ilustração



 



NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS