Portal do Governo Brasileiro

Divulgação Divulgação

 

Com o propósito de promover educação científica e tecnológica, na perspectiva da inclusão social, através de parcerias com instituições que buscam democratizar conhecimentos e estimular a geração de futuros cientistas, a Semana de Popularização da Ciência no Semiárido este ano realizará um evento virtual em virtude da pandemia do COVID-19, que homenageará o centenário do nascimento do economista, advogado e professor Celso Monteiro Furtado.

 

O evento que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 31 de julho, às 10h pelo canal do Insa no YouTube, tem como objetivo debater sobre a popularização da ciência no território do Semiárido e versar sobre a vida e as contribuições dadas à região pelo paraibano Celso Furtado.

 

A programação virtual conta com palestras que abordam temas voltados para valorização da Ciência, Tecnologia e Economia no Semiárido.

 

Programação Científica:

 

Fala de abertura e apresentação dos parceiros – Dr. Ricardo Lima (INSA);


  - A Importância da Gestão do Conhecimento e Popularização da Ciência – Dr. Ricardo Lima (INSA);

 · Os 10 anos do Observatório Astronômico do Sertão de Itaparica (OASI) e as ações de divulgação científica - Dra. Teresinha Rodrigues (ON);

· Levando a Ciência ao Jovem -  Ma. Roberta Cristina (Espaço Ciência);

· A história da Semana de Popularização da Ciência no Semiárido Brasileiro - Dr. Antônio Carlos Miranda (UFRPE);

· Celso Furtado e o Semiárido -  Dr. Jonas Duarte (UFPB);

 

As atividades presenciais da 6ª edição da Semana POP serão adiadas para o próximo ano e terão como sede o município  de Campina Grande (PB), contando mais uma vez com a realização do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Espaço Ciência (EC) e Observatório Nacional (ON/MCTI). O evento é uma iniciativa que mobiliza instituições públicas e da sociedade civil em torno de questões contextualizadas e de melhoria da vida das pessoas, tendo em vista, que é importante e necessário criar novos espaços de debates, e compartilhamento de saberes, buscando o protagonismo nos processos de aprendizagem e descobrimento.

 

Centenário de Celso Furtado

Nascido em 26 de julho de 1920 em Pombal na Paraíba, Celso Furtado é considerado um dos mais importantes pensadores da economia do Brasil.  Doutor em economia pela Universidade de Paris-Sorbonne em 1948, ele integrou a Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), órgão das Nações Unidas, em 1949, foi diretor do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico em 1953, fundador da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, em 1959 e também atuou como o primeiro Ministro do Planejamento do Brasil, em 1962.

 

Autor da famosa obra “Formação Econômica do Brasil”, Furtado descreveu a evolução da economia brasileira, inserida no paradigma latino-americano, por meio da análise da estrutura produtiva de cada período histórico.

 

 

Transmissão AO VIVO:

Inscrição e certificados: https://cutt.ly/4sFmzXP

 
Texto e Ilustração: Núcleo de Popularização da Ciência do Insa


NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS