Portal do Governo Brasileiro

Ilustração Ilustração

 

Uma pesquisa patrocinada pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)  intitulada de a “Avaliação de vulnerabilidade às mudanças climáticas em escala cruzada para pequenos produtores: um estudo de caso do nordeste do Brasil” foi publicada na Revista Sustainability 2020, no dia 07 de maio.

 

Nela um grupo de pesquisadores analisa como o processo global de  mudança climática afeta fortemente a agricultura familiar em todo o mundo. Os índices calculados incluem muitos fatores sociais, econômicos e ecológicos, com base em estatísticas municipais, dados meteorológicos, entrevistas com os agricultores, além de análises da saúde dos solos.

 

Os resultados  apresentados demostram diferenças consideráveis ​​entre os índices obtidos e aqueles oriundos das próprias escalas utilizadas durante o desenvolvimento do estudo científico. Indicando  a existência de estratégias diversas para reduzir a vulnerabilidade dos pequenos agricultores diante das mudanças climáticas.

 

O estudo científico faz uma comparação de indices de vulnerabilidade nas escalas

 

 

Neste contexto, a avaliação da vulnerabilidade às mudanças climáticas em escala cruzada possuem o alto potencial para identificar medidas interligadas e complementares e assim reduzir a vulnerabilidade dos pequenos produtores agricultores. O presente estudo também teve por objetivo avaliar a vulnerabilidade às mudanças climáticas dos pequenos agricultores no Semiárido do Brasil em três escalas: regional, municipal e de campo/agroecossistema.

 

No sentido do estudo recomendar o desenvolvimento de índices hierárquicos, os quais são mais adapdos às condições locais e além disso contêm mais indicadores sobrepostos para uma melhor compreensão das vulnerabilidades interligadas aos pequenos agricultores.

 

Assinam o Artigo Científico publicado na Revista Sustainability 2020,  os pesquisadores Sophia Dobkowitz, Ariane Walz, Gabriele Baroni e Aldrin M. Pérez-Marin.

 
CONFIRA O ARTIGO NA ÍNTEGRA 
 
Texto: Rodeildo Clemente
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 


NOTÍCIAS RELACIONADAS


BOLETIM
INFORMATIVO

VÍDEOS

INSA NA
MÍDIA

EDITAIS

EVENTOS